APADRINHAMENTO AFETIVO: FAÇA A ALEGRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE SABARÁ

 na Categoria Desenvolvimento Social

Com o objetivo de fazer com que crianças e adolescentes acolhidos em instituições sociais possam experimentar uma convivência em família, desenvolvendo valores e aprendizagens significativas para a vida e também relações com a sociedade, a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, lançou o projeto “Apadrinhar é fazer brilhar”, em parceria com o Centro de Voluntariado de Apoio ao Menor (CEVAM Brasil).

“Agora em Sabará, por meio do projeto, queremos convidar a população sabarense a mudar a história dessas crianças e adolescentes, possibilitando momentos de convivência familiar”, convida o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Welington Duarte. No município, há duas instituições de acolhimento, o Projeto Bom Pastor (bairro Nossa Senhora de Fátima) e o Projeto Vida (bairro Siderúrgica), que acolhem crianças e adolescentes de zero anos a 18 anos incompletos.

As inscrições para o apadrinhamento afetivo já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.cevambrasil.com.br ou pelo link https://bit.ly/PreInscricaoProgramaComViver.

O CEVAM Brasil

O CEVAM Brasil é uma entidade sem fins lucrativos idealizada e concretizada por um grupo de voluntários, que constataram dificuldades na viabilização e execução de programas para as crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente. Ela tem como missão a promoção e a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes que residem em casas lares.

O que é Apadrinhamento Afetivo?

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “o apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro.”

Apadrinhamento não é adoção

O apadrinhamento é diferente de adoção. Assim, o padrinho ou a madrinha será uma referência afetiva na vida da criança, mas não possui a sua guarda. A guarda continua sendo da instituição de acolhimento ou da família acolhedora. Vale ressaltar também que apadrinhamento não envolve guarda nem nenhum tipo de tutela legal, nem é um caminho para a adoção, não garantindo ainda que o padrinho e madrinha tenham prioridade.

Habilitação para o Programa: como funciona?

  • Ter reconhecida idoneidade moral;
  • Preenchimento do pré-cadastro, no link divulgado acima;
  • Participar da entrevista preliminar, a ser realizada com o(a) psicólogo(a) do CEVAM, com agendamento (o atendimento será no município de Sabará, com local  a ser informado no momento do agendamento);
  • Consentir com visitas técnicas à sua residência, a qual poderá ser presencial ou on-line;
  • Ter disponibilidade de tempo para participar efetivamente da vida da(o) afilhada(o);
  • Ter desprendimento emocional para garantir à criança ou adolescente a valorização de sua história pessoal e familiar, respeitando a diversidade cultural;
  • Ter disponibilidade de apresentar ambiente familiar adequado e receptivo ao apadrinhamento;
  • Concordar e respeitar as regras e normas colocadas pelos responsáveis do Programa e das Unidades de Acolhimento.

Primeiros passos:

  • Preencher o pré-cadastro, acessando o link;
  • Participar da entrevista que será agendada, levando a documentação solicitada para avaliação do credenciamento (descrição abaixo);
  • Aguardar o contato para a entrevista com o(a) psicólogo(a) do Programa.

Documentos necessários ao programa de Apadrinhamento (original e cópia xerox):

  • Carteira de identidade e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidões negativas de antecedentes criminais expedida pelos Fóruns Criminais da Justiça Federal e Estadual;
  • Atestados negativos e antecedentes criminais expedidos pela Polícia Civil/Minas Gerais e Polícia Federal;
  • Comprovante de estado civil: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou de União Estável;
  • Declaração de concordância com o apadrinhamento assinada pelas demais pessoas maiores de 18 anos de idade residentes no domicílio.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contato com o CEVAM pelo site cevambrasil.com.br ou com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social pelo telefone (31) 3672-7719.

Projeto Bom Pastor: https://www.projetobompastor.com.br/

Associação Projeto Vida: http://www.associacaoprojetovida.com.br/

Notícias Recentes