ALERTA: SAIBA MAIS SOBRE A MONKEYPOX, DOENÇA VIRAL CONHECIDA POPULARMENTE COMO VARÍOLA DOS MACACOS

na Categoria Saúde

Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos, é uma doença infecciosa causada pelo Monkeypox Vírus. A transmissão acontece por meio do contato com o animal ou com o humano infectado. As pessoas contaminadas podem apresentar lesões na pele e outros sintomas semelhantes aos da gripe, que podem durar até 21 dias ou até o desaparecimento das crostas.

Atualmente, a doença tem atingido vários países do mundo, incluindo o Brasil, já tendo casos confirmados em Sabará. Diante disso, confira algumas informações importantes relacionadas às formas de contaminação, prevenção e aos sintomas da varíola dos macacos.

Formas de contaminação

• Lesões de pele ou fluidos corporais da pessoa infectada;
  • Secreções respiratórias (falar, tossir ou espirrar);
  • Objetos recentemente contaminados;
  • Ato sexual por envolver as principais formas de contágio.

Formas de prevenção

• Higienizar as mãos com água e sabão e fazer uso de álcool gel;
  • Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele;
  • Evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com a pessoa infectada;
  • Não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais;
  • Usar máscara facial que protege contra gotículas de saliva entre casos confirmados e contactantes.

• Erupções cutâneas ou lesões de pele;
  • Adenomegalia – Linfonodos inchados (ínguas);
  • Febre;
  • Dores no corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Calafrio;
  • Fraqueza.

Preservação aos macacos

É importante destacar que os macacos não são reservatórios do vírus da varíola, por isso não devem ser maltratados. Matar ou agredir animais silvestres é crime ambiental, com aplicação de multa e detenção.

A Secretária Municipal de Saúde orienta que, em caso de suspeita da doença, a pessoa deve procurar, imediatamente, a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência, pois com o diagnóstico precoce é possível fazer o isolamento do paciente e reduzir a transmissão do vírus. Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com a UBS mais próxima da sua residência.