ABRIL VERDE: Prevenção, Segurança e Saúde no Trabalho

na Categoria Saúde

O Brasil ocupa, atualmente, o 4° lugar no ranking de países com maior número de acidentes de trabalho. Afim de melhorar esta realidade, foi criado o ABRIL VERDE, um movimento de iniciativa popular, que visa trazer à sociedade a questão da prevenção do adoecimento, da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro. O dia 28 de abril foi consagrado pela Organização Internacional do Trabalho como o dia Mundial em Memórias às Vítimas de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho.

O ABRIL VERDE tem como objetivo mobilizar o envolvimento da população, dos órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações e sociedade civil organizada afim de reduzir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Essa iniciativa quer trazer saúde, segurança e bem estar para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia e da nossa vida, o nosso local de trabalho. Segundo dados extraídos do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre os anos 2012 e 2017, a Previdência Social gastou mais de 26 bilhões de reais com benefícios acidentários. No mesmo período, houve o registro de cerca de quatro milhões de acidentes notificados. Os prejuízos são ainda maiores, uma vez que a subnotificação é muito expressiva.

A maior parte dos acidentes e mortes no trabalho ocorre com homens na faixa etária de 18 a 24 anos e exercem atividades de baixa remuneração. O levantamento também revela que, no decorrer desses últimos cinco anos, o número de acidentes fatais com máquinas e equipamentos (1897) é três vezes maior do que a média das outras causas (677); e as amputações (22899) são 15 vezes mais frequentes do que a média geral (1471).

O coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat) e procurador do MPT, Leonardo Osório Mendonça, adverte ser “importante a mudança cultural de empresários, trabalhadores e da população em geral, para que todos percebam os prejuízos causados para a sociedade brasileira, em todos os aspectos, face a quantidade de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais ainda existentes em nosso país. Todos devem perceber que a efetiva prevenção é o único caminho para redução dos números.

Com o foco na Prevenção de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho e na Saúde do Trabalhador sabarense, a CISTT (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora) e a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convidam a população para participar do I SEMINÁRIO DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA. A sua presença é muito importante. Participe!