ABRIGO ANIMAL: VOLUNTÁRIOS PARTICIPAM DE OFICINA PARA PRODUZIR CASINHAS PARA OS ANIMAIS DE RUA

na Categoria Zoonoses

No último sábado, 13 de agosto de 2022, voluntários reuniram-se no pátio da Igreja de Santo Antônio de Roça Grande em defesa da causa animal. O principal objetivo foi produzir mais 20 abrigos e distribuir aos animais de rua. De acordo com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), estiveram presentes na ação 55 moradores, sendo eles das regionais de General Carneiro, Roça Grande, Centro e também da cidade de Belo Horizonte.

A Prefeitura de Sabará distribuiu tintas, pincéis e lonas para que os protetores pudessem usar da criatividade e enfeitar as casinhas. Além disso, logo após a oficina, foi cedido transporte para a distribuição dos abrigos.

Elaine Sueli, comerciante, moradora do bairro Padre Chiquinho, é uma das protetoras participantes do projeto. Ela enfatizou a importância dos abrigos e falou em seguir ajudando os animais de rua. “O projeto começou há mais ou menos três anos. A importância das casinhas é enorme. Não conseguimos levar todos os animais de rua para casa. Então, a ideia é abrigá-los, evitando que fiquem da chuva, no sol e no frio”, explicou. Ela ainda contou sobre novas possibilidades. “Pretendemos continuar não só com as pinturas das casinhas, mas também com feiras de adoção, arrecadação de fundos para compra de remédios e medicamentos. É um projeto que começou pequeno e agora está grande, graças a Deus”, concluiu.

O projeto

A ação começou com o objetivo de evitar o aumento dos casos de dengue, com mutirões de recolhimento de materiais que servem de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, recolhendo e transformando caixas d’água de amianto, que seriam descartadas pela população, em abrigos para animais. A equipe do CCZ, em parceria com protetores e protetoras de animais de Sabará, já produziu e distribuiu mais de 120 abrigos.