ABRACE SABARÁ: ALUNOS DAS ESCOLAS DE SABARÁ PARTICIPAM DE ABRAÇO SIMBÓLICO EM TORNO DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

na Categoria Cultura

Nesta segunda-feira (25/9), a Prefeitura de Sabará, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo, iniciou as atividades da Semana Municipal de Patrimônio e Turismo, iniciativa que faz parte do Projeto “Abrace Sabará”. Alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino participaram de um “Abraço Simbólico” ao redor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Centro.

“Achei a atividade muito legal, pois nos ensinou sobre a importância de preservar o patrimônio histórico da nossa cidade que, muitas vezes, não é valorizado. Adorei participar deste momento do abraço dos alunos ao redor da igreja”, disse a aluna Maria Eduarda, do Colégio Augustus.

“A atividade foi muito interessante, pois a igreja é um lugar por onde passo constantemente e, após a historiadora falar sobre os patrimônios da nossa cidade, passei a ter um novo olhar sobre ela, e acredito que os bens históricos de Sabará deveriam ser mais valorizados pelos alunos”, enfatizou Fabiana, aluna da Escola Estadual Professor Zoroastro Vianna Passos.

O Projeto

O projeto Abrace Sabará tem como objetivos apreciar e manter viva a cultura e as tradições relacionadas à preservação do patrimônio cultural e natural da cidade, que estimulam o turismo local; e despertar na população o sentimento de pertencimento e amor pela cidade.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Quem vê as ruínas da igreja não imagina o que há escondido por trás das grandes paredes de pedra sem reboco, a céu aberto. A obra, iniciada em 1768, foi abandonada com a abolição da escravatura, em 1888. A muralha, porém, protege uma antiga capela de taipa, de 1713. Na sacristia funciona o Museu de Arte Sacra, com imagens e crucifixos dos séculos 18 e 19.