MAIS CULTURA: SABARÁ PARTICIPA DA 8ª JORNADA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

na Categoria Cultura

O município de Sabará é composto por vários patrimônios culturais, riquíssimos e de grande importância, seja material ou imaterial. Por isso, a cidade está participando da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais que tem como tema “Caminhos do Patrimônio: Contemporaneidade e Novos Horizontes”, com a proposição de atividades educativas.

A ação cadastrada pela Secretaria de Cultura de Sabará foi o projeto “A Casa é Sua”, que contempla visitas às escolas municipais com intuito de apresentar para os alunos do 9º ano do ensino fundamental, o MC’s in Concert (“Deixa a Gente Chegar”), lançado no mês de julho deste ano e gravado com um grupo de MC’s sabarenses, além de um bate papo sobre o patrimônio histórico. Recentemente, duas escolas já foram visitadas: a Escola Municipal Edith de Assis Costa, no Rosário I, e a Escola Municipal Ordália Ferreira Campos, no distrito de Ravena.

Após a apresentação, os alunos são convidados a participarem de um concurso. Durante o processo, eles irão escolher um bem cultural de Sabará tombado ou registrado que deverá ser o objeto de tema de música, poema, ou qualquer outra manifestação artística. O concurso acontecerá em escolas da rede municipal e, em cada uma, será eleito um vencedor para cada categoria. Os vencedores serão premiados com a gravação de um videoclipe no bem cultural escolhido por eles.

Sobre a Jornada do Patrimônio Cultural

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, a JPC-MG, é uma ação promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o @IEPHA. Tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural. Realizada bienalmente nos anos ímpares, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais integra a programação do Dia do Patrimônio e incentiva o desenvolvimento de diferentes atividades como exposições, seminários, cursos e oficinas, edição de livros e outras publicações, eventos de arte e cultura, bem como ações educativas destinadas a diferentes públicos e faixas etárias, relacionadas à preservação e à promoção do patrimônio cultural.