INVESTIMENTO: PREFEITURA INAUGURA O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MÁRIO GUERRA, NO BAIRRO NOVA VISTA

 na Categoria Educação

Na manhã deste sábado (9/3), a Prefeitura de Sabará inaugurou o Centro de Educação Infantil (CEI) Mário Guerra. A instituição de ensino, com capacidade de atendimento em torno de 100 crianças, de 0 a 2 anos e 11 meses, está localizada na Avenida Amália, nº 252, no Bairro Nova Vista.

“Esta é uma manhã de muita emoção, pois estamos entregando mais um equipamento público educacional e homenageando o saudoso professor Mário Guerra, um homem sábio que usou toda sua sabedoria para servir ao próximo. Meu pedido é que todos os profissionais, que vão atuar nesta instituição, sigam o exemplo dele e sirvam nossas crianças e seus familiares da melhor forma possível”, destacou a secretária municipal de Educação, Fernanda Silveira.

“Hoje é um dia de grande emoção e orgulho para mim e meus familiares, pois estamos homenageando meu pai, um homem com um enorme coração que se dispôs a servir, ensinar, educar e levar conhecimento por onde andou. Meu desejo é que todos os dias a sua essência, bondade e sabedoria possam ser exemplos e inspirar todas as crianças e os profissionais que vão fazer bom uso do CEI Mário Guerra”, ressaltou o filho e magnífico reitor da Faculdade de Sabará, Marcelino Guerra.

“Hoje é um dia de muita alegria para nós, para a população sabarense e para a comunidade do Bairro Nova Vista, pois estamos entregando este equipamento público que foi iniciado com a aprovação do projeto de lei na Câmara Municipal de Sabará. Um projeto que irá beneficiar nossas crianças e investir em crianças e na área da educação é investir no presente e no futuro da nossa nação. Parabéns a todos envolvidos nesta grande obra”, destacou o vereador e presidente da Comissão de Educação e Saúde, professor Costela.

“Eu já estava contando os minutos por esta inauguração. É muito bom saber que vou ter um local seguro para deixar meus filhos para que eu possa trabalhar e resolver outras coisas do dia a dia”, disse Cristiane Cruz, moradora do Bairro Ana Lúcia e mãe de futuros alunos do CEI.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de Sabará, Wander Borges, do vice-prefeito, Lucas Silva, de vereadores, de autoridades e servidores municipais, dos familiares do Sr. Mário de Lima Guerra, do padre Rogério Messias, da pastora Eliane Assunção, da Fanfarra da Escola Municipal Adão de Fátima Pereira e da comunidade local.

Instalação

O CEI, totalmente estruturado e equipado, conta com salas de aula, sala multiuso, sala de direção, secretaria, almoxarifado, berçário, solário, sala de amamentação, lactário, fraldário, pátio coberto, refeitório, cozinha, lavandaria, rouparia, despensa, vestiários para funcionários, banheiros, inclusive PNE (para pessoas com necessidades especiais) e depósito de material de limpeza (DML).

 

Mário de Lima Guerra

Mário de Lima Guerra nasceu em Sabará, em 14 de julho de 1940, na casa nº. 28, da Rua do Kaquende (em frente ao chafariz).

Filho do Sr. Marcelino da Silva Guerra, maquinista da Estrada de Ferro Central do Brasil, e de Dona Efigênia Machado de Lima Guerra, mais conhecida por “Dona Geny Guerra”, enfermeira obstetra, diplomada pela antiga Escola de Enfermagem “Hugo Werneck”, de Belo Horizonte.

Teve quatro irmãos, sendo que dois faleceram quando crianças. Uma é irmã de criação, a Sra. América Pertence Brito, residente em São Paulo, e a outra é a historiadora, escritora e professora, Maria de Lourdes Guerra Machado, que continua residindo em Sabará, na Rua Dom Pedro II. Seu avô paterno era da região de Bragança, Portugal, e sua avó paterna era de Juiz de Fora. Seu avô materno era de Sabará e sua avó materna era de Congonhas do Sabará, atual cidade de Nova Lima.

Estudou em sua terra natal os cursos primário, ginasial e técnico em contabilidade. Foi economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Administração de Empresas.

Exerceu a função de professor desde os 15 anos de idade, tendo lecionado em todos os níveis da Educação – da alfabetização até a Pós-Graduação. Em sua juventude, foi  operário da Siderúrgica Belgo Mineira e funcionário do INSS. Apaixonado pela área do ensino, tornou-se também o fundador e reitor da Faculdade de Sabará.

Após sua graduação como Bacharel, ocupou cargos de diretoria e gerência em 12 empresas nacionais e multinacionais, como Mannesmann, Belgo Mineira, Cenibra e Cia. Mineira de Mineração. Na administração pública, foi chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Administração nos governos Tancredo Neves e Eduardo Azeredo. 

Foi membro e, também, dirigente de diversas entidades empresariais, sendo algumas regionais e outras nacionais; e participou ativamente de inumeráveis congressos, simpósios e seminários realizados no Brasil e no exterior.

Viajou a negócios, estudos e a passeio por diversos países, entre eles Estados Unidos, Alemanha, Japão, Portugal, França, Inglaterra, Espanha, Itália, alguns da América Latina e quase toda a Escandinávia.

Ao se aposentar, em 1993, dedicou-se inteiramente à sua própria empresa, fundada em 1975, a “Mário Guerra Consultoria”.

Já nos tempos de estudante, iniciou sua participação em trabalhos de voluntariado, atuando em movimentos cívicos, religiosos, filantrópicos, educacionais e culturais. Dentro desta vocação, foi presidente da União Estudantil de Sabará, diretor do Grupo “Escoteiro Borba Gato” e fundador do jornal “Tribuna Estudantil”. Posteriormente, já adulto e sempre trabalhando gratuitamente, presidiu a Sociedade de São Vicente de Paulo, a Ordem Terceira do Carmo e a Irmandade da Santa Casa, todas em Sabará.

Na cidade de Caeté, foi fundador e diretor do “Lions Clube” e Diretor do Clube Social “SAC”. Foi fundador e primeiro presidente do Círculo Monárquico de Minas Gerais; foi conselheiro da Associação Comercial de Minas Gerais; foi membro do Conselho Deliberativo do Clube Recreativo Mineiro de Belo Horizonte; foi associado do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; foi sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Ciclo do Ouro, com sede em Sabará; foi sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Alto Rio das Velhas, com sede em Nova Lima; foi sócio do Clube Mineiro de Tiro Prático (Reg. Ministério Exército CR-40498); foi conselheiro honorário da Fundação “Roque Camêllo” de Mariana; foi comendador da Associação Brasileira de Medalhística Militar do Rio de Janeiro; e foi sócio Benemérito da Associação da Polícia Civil de Minas Gerais. Além disso, foi cidadão honorário de Belo Horizonte desde 12 de abril de 2004.

Suas principais condecorações foram: Colar do Mérito Cívico Alferes Tiradentes (Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira – Ouro Preto); Comenda Ambiental Estância Hidromineral São Lourenço (cidade de São Lourenço); Comenda da Liberdade e Cidadania (Fazenda do Pombal, onde nasceu Tiradentes – Cidade de Ritápolis); Comenda Mérito Humanitário da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência (Ouro Preto); Comenda Waldemar Batista de Sabará (Poder Executivo-Sabará); Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal (a mais alta condecoração de Belo Horizonte); Medalha da Inconfidência (a mais alta condecoração do Estado de Minas Gerais – Ouro Preto); Medalha de Mérito Legislativo Bandeirante Borba Gato (Poder Legislativo – Sabará); Medalha de Ouro Mérito Esportivo 2005 da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais – FCEMG (Belo Horizonte); Medalha Desembargador Hélio Costa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Belo Horizonte); Medalha do Mérito da Polícia Civil de Minas Gerais (Lagoa Santa); Medalha Gilberto Porto da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Belo Horizonte); Medalha Manoel Reis Correia (Grande Loja Maçônica de Minas Gerais: condecoração para não-maçons – Belo Horizonte); Medalha Mérito Marechal Castelo Branco (Associação Brasileira de Medalhística Militar – Rio de Janeiro); Medalha Santos Dumont (Governo de Minas Gerais, cidade de Santos Dumont); Troféu Tiradentes do Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais (Belo Horizonte).

Tinha como “hobby” a pesquisa histórica de Minas Gerais, com diversos trabalhos sobre esse assunto, além de outros trabalhos de sua especialidade econômico-administrativa, publicados em jornais, revistas e livros.

Foi casado por 52 anos com a professora Marli Maia Guerra. A filha do casal é a médica Christina, casada com o empresário Luiz Roberto. O filho do casal é o advogado e administrador Marcelino, casado com a administradora Cristiana. Os netos são Mário Henrique, João Paulo e Letícia.

Católico, ele acreditava que seu sucesso profissional foi fruto mais das graças recebidas de Deus do que de qualquer outro fator. Mário Guerra faleceu no dia 16 de fevereiro de 2022, deixando seu profundo conhecimento, ensinamentos e seu legado que perpetuarão para futuras gerações.

Notícias Recomendadas