INFÂNCIA: SABARÁ DÁ BOM EXEMPLO PARA TODO O BRASIL QUANDO O ASSUNTO É MERENDA NAS CRECHES E ESCOLAS

na Categoria Desenvolvimento Social, Educação, Saúde

Além da distribuição de uniformes e kits escolares para mais de 14.000 alunos, a Prefeitura de Sabará dá outro grande exemplo. Quando o assunto é nutrição infantil, sobretudo na primeira infância, a alimentação escolar nos Centros de Educação Infantil (CEI’s) e nas escolas municipais são destaque. Nesta sexta-feira (26/4), o Bom Dia Brasil, jornal da TV Globo, destacou o trabalho da Administração Municipal nas creches da cidade (link da reportagem https://globoplay.globo.com/v/12549654/).

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, nos Centros de Educação Infantil são oferecidas cinco refeições diárias, balanceadas nutricionalmente. Como destacada na reportagem, a garantia de vagas pelo Poder Público amplia, sobretudo, o acesso à alimentação das crianças.

De acordo com Karina Carneiro, nutricionista da Prefeitura, o cardápio é montado de acordo com cada faixa etária. “Uma criança bem nutrida vive melhor, aprende melhor e tem uma saúde melhor, que reflete também no aprendizado”, explica.

Alessandra Ribeiro, avó do Henry Miguel, do CEI Irmãos Santos Braz, disse estar muito satisfeita. “Ele chega em casa já com a barriguinha cheia”, afirma.

Cirilo Ferreira, pai da aluna Jhamyle Ayanna, agradeceu pelo empenho da Prefeitura no cuidado de excelência. “Por eu ser pai solo, se eu não tivesse essa creche, com esse horário, com essa capacidade de alimentação, de cuidado, eu não teria condição de ficar com ela”, conta, emocionado.

Por fim, a reportagem destaca que as refeições oferecidas nas escolas do município são uma ajuda às famílias, cumprindo também uma função social, principalmente para aquelas em condição de vulnerabilidade social. Para muitas crianças em todo o Brasil, o lanche na escola é a única refeição saudável do dia. Por isso, o acesso às instituições de ensino pode contribuir sobremaneira no combate à insegurança alimentar.

Assista a Reportagem da TV Globo clicando no link https://globoplay.globo.com/v/12549654/