SOCIAL: PREFEITURA PROMOVE BLITZ EDUCATIVA PARA CELEBRAR O DIA MUNDIAL DO ACOLHIMENTO FAMILIAR

na Categoria Desenvolvimento Social

Hoje, 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial do Acolhimento Familiar. Com intuito de celebrar a data, a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou blitz educativas sobre a temática em todas as regionais da cidade.

Durante a iniciativa, motoristas foram abordados e conscientizados com o recebimento de panfletos, contendo informações sobre o serviço “Família Acolhedora”.

Família Acolhedora

Família Acolhedora é um serviço social voltado para o acolhimento familiar, lançado, em 2023, pela Prefeitura Municipal de Sabará, em parceria com a Associação Projeto Vida, o Legislativo Municipal e o Sistema de Justiça (Judiciário e Ministério Público).

Objetivo

A iniciativa visa acolher crianças e adolescentes do município, afastados de seu convívio familiar, em novos lares. Diferentemente da adoção, o acolhimento é temporário. A Família Acolhedora acolhe a criança ou o adolescente até que possa ser reintegrado à família de origem ou encaminhado para a adoção.

Como se tornar uma Família Acolhedora

Para se tornar uma Família Acolhedora é necessário fazer uma pré-inscrição no site Associação Projeto Vida – www.associacaoprojetovida.com.br. Antes da concretização do acolhimento, a família cadastrada passa por formação com profissionais técnicos da área.

É importante destacar que durante todo o processo de acolhimento temporário, a Família Acolhedora conta com o suporte desses profissionais, apoio da rede de atendimento municipal e o recebimento de um subsídio financeiro. Ou seja, ela jamais estará sozinha no período da guarda provisória, em que assume todas as responsabilidades, a proteção e os cuidados da criança ou do adolescente (saúde, educação, vida em comunidade e convivência familiar).

Participe da palestra “Lar acolhedor, um gesto de amor”

Data: Toda última terça-feira de cada mês

Horário: 18h30min

Local: Rua João Francisco Ferreira, 85, no Siderúrgica – Sabará/MG

Para saber mais sobre o serviço, entre em contato com a Associação Projeto Vida pelo telefones (31) 3674-1404 / (31) 99075-1353 (WhatsApp) ou envie um e-mail para associacaoprojetovida@hotmail.com ou acesse www.associacaoprojetovida.com.br/ Instagram / Facebook –  @‌associacaoprojetovida.