SOCIAL: ABERTA VIGÊNCIA DE CONDICIONALIDADES DE SAÚDE PARA BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

na Categoria Desenvolvimento Social

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, informa que está aberta a primeira vigência de 2023 para as condicionalidades da saúde para as famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa família, antigo Auxilio Brasil. Desta forma, mulheres de 14 a 44 anos, crianças menores de 7 anos, acompanhadas do responsável, gestantes e mães em qualquer idade amamentando devem comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS/Posto) mais próxima da residência até o dia 30/06/2023 (sexta-feira) para acompanhamento das condicionalidades da saúde do programa. O funcionamento das UBS´s é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.

Quais as condicionalidades da saúde do Programa Bolsa Família?

Para receber o Bolsa Família é preciso cumprir requisitos de saúde como o acompanhamento do calendário vacinal, do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de 7 anos, pré-natal das gestantes e acompanhamento das nutrizes na faixa etária de 14 a 44 anos.

O Programa

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, focalizado nas famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o território nacional. O programa, seus benefícios e as condicionalidades fazem parte de um esforço do Governo Federal, em ação conjunta aos estados e municípios, para o enfrentamento da pobreza e garantia do direito à renda e a redução dos riscos e vulnerabilidades sociais que incidem sobre as famílias/indivíduos beneficiários. A iniciativa promove um trabalho intersetorial entre as políticas de Assistência Social, Educação e Saúde do município, para a inclusão social das famílias.

Para fazer parte do programa, é necessário que as famílias façam sua inserção no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e se enquadrem nos critérios de renda. Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social pelo telefone (31) 3672-7719.