SETEMBRO AMARELO: MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

na Categoria Saúde

O suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades e orientações sexuais. Pode ser definido como um ato executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, usando um meio que acredita ser letal. É um comportamento com determinantes multifatoriais e resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos, biológicos, culturais e socioambientais.

Dessa forma, deve ser considerado como o desfecho de uma série de fatores que se acumulam na história do indivíduo, não podendo ser considerado de forma causal e simplista apenas a determinados acontecimentos pontuais da vida do sujeito.

É a consequência final de um processo.

COMO AJUDAR?

• Identificar formas de buscar e oferecer apoio o mais precocemente possível;
  • Incentivar a pessoa a buscar ajuda profissional e tratamento;
  • Se houver resistência, lembre seu amigo ou familiar que cuidar de si não é razão para ter vergonha ou medo;
  • Ofereça-se para acompanhar a pessoa até um serviço de saúde, marcar uma consulta ou trazer ajuda até ela;
  • Não desampare a pessoa.

O suicídio pode ser prevenido. Procure ou incentive a pessoa a procurar ajuda de um profissional ou um serviço de saúde.

ONDE PROCURAR AJUDA PROFISSIONAL?

CAPS II – CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (ADULTO)

Avenida Prefeito Serafim Mota Barros, n°145 – Centro – 3672-9855 / 98435-9123

CAPS I – CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (INFANTO JUVENIL)

Avenida Prefeito Vítor Fantini, n°499 Centro – 3672-7731 / 98435-9525

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS’s)

Procurar a unidade mais próxima à sua casa.

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA – CVV

Acesse o site www.cvv.org.br.

DISQUE 188

Ligação gratuita 24 horas por dia, todos os dias da semana.

EMERGÊNCIA

SAMU 192 e UPA Sabará