SAÚDE: PREFEITURA INICIA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE, COVID-19 E MENINGITE C

na Categoria Saúde

Nesta segunda-feira (3/4), a Prefeitura de Sabará iniciou a vacinação contra a Gripe, Covid-19 e Meningite C. A iniciativa segue amanhã, terça-feira (4/4) e na quarta-feira (5/4), das 8h às 15h30, no Centro Administrativo Prefeito Hélio Geraldo de Aquino, localizado na Rua Marquês de Sapucaí, 317, no Centro.

Gripe

Conforme normatização do Ministério da Saúde,  serão vacinados os seguintes públicos prioritários:

•   Pessoas acima de 60 anos;
  •   Trabalhadores da saúde;
  •   Crianças de 6 meses até 5 anos;
  •   Gestantes e mulheres até 45 dias pós-parto;
  •   Professores;
  •   Povos indígenas;
  •   Pessoas com comorbidades (conforme tabela recomendada);
  •   Pessoas com deficiências permanentes;
  •   Caminhoneiros;
  •   Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
  •   Profissionais de forças de segurança, salvamento e forças armadas;
  •   População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; e
  •   Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A vacinação será por ordem de chegada, até quando houver estoque disponível. Para vacinar contra a gripe é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto e o cartão de vacinas (caso tenha). Pessoas com comorbidades devem apresentar laudos, receitas ou exames; e trabalhadores precisam apresentar vínculo ativo com a instituição em que atuam.

Covid-19

Aplicação da vacina Pfizer bivalente – vacina que protege contra o vírus original, a variante Ômicron e suas subvariantes.

Documentos obrigatórios: documento oficial com foto e o cartão de vacinas
Público Alvo, conforme diretrizes do Ministério da Saúde:

• Pessoas de 60 anos ou mais;
  • Imunossuprimidos a partir de 12 anos;
  • Pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILP) e seus respectivos trabalhadores;
  • Gestantes e puérperas;
  • Trabalhadores da Saúde;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • População privada de liberdade;
  • Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas maiores de 18 anos;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade; e
  • Comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas.

Todas as pessoas convocadas devem ter tomado ao menos duas doses da vacina primária e ter cumprido o intervalo de quatro meses, após a última dose.

Meningite C

Documentos obrigatórios: documento oficial com foto e o cartão de vacinas (caso tenha)
Público alvo, conforme diretrizes do Governo de Minas:

• População em geral a partir dos 16 anos, sem limite de idade;
  • Pessoas sem comprovação vacinal, ou seja, que não receberam nenhuma dose; e
  • Pessoas que tenham recebido uma dose de Meningite C ou ACWY, há mais de cinco anos.

Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com a Gerência de Imunização pelo celular (31) 99507-6253 (WhatsApp) ou pelo telefone (31) 3671-1863.