SAÚDE MENTAL: PREFEITURA PROMOVE ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

na Categoria Saúde

Nessa sexta-feira, 10 de setembro, oficialmente lembrado como “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”, a Prefeitura de Sabará, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Adulto, em parceria com a Polícia Militar, inicia uma série de blitz educativas em referência ao Setembro Amarelo, campanha nacional que visa conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio e alertar a população a respeito da prática no Brasil e no mundo. A blitz dessa sexta-feira acontecerá das 8h às 10h, em General Carneiro. Já a ação do dia 14/9 (terça-feira) será realizada no bairro Alvorada e a do dia 16/9 (quinta-feira), no Centro.

Além das blitz, nos dias 13 e 15 de setembro acontecerá o encontro denominado “Capacitação em Saúde Mental sobre Prevenção e Tratamento das Tentativas de Autoextermínio”, voltada para os profissionais de saúde da rede municipal.

Para a psicóloga e coordenadora do CAPS Adulto, Gabriela Alves, ações como essas são importantes para sensibilizar a população e os profissionais de saúde, pois o suicídio é um problema de saúde pública. “É fundamental que, cada vez mais, desenvolvamos canais de comunicação com informações sobre esse assunto para que as pessoas sintam-se apoiadas e percebam que não estão sozinhas, encontrando caminhos para lidar com o sofrimento. Temos que dar mais atenção a esse tema, com conscientização, por meio de seminários e debates que possibilitem a quebra do tabu sobre o problema. Não podemos subestimar os sinais dados pela pessoa que está precisando de ajuda, pois o desamparo humano pode ser um gatilho”, enfatizou.

Para apoio emocional, informações e orientações de prevenção ao suicídio, a população pode buscar ajuda nos locais e canais abaixo.

* Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Adulto – Avenida Prefeito Serafim Mota Barros, nº 145 – Centro – (31) 3672-9855 / (31) 98435-9123;

* Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Infantil – Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, 420 – Siderúrgica – (31) 3672-7731;

* Disque 188 – Ligação gratuita – 24h por dia, todos os dias da semana;

* Centro de Valorização da Vida – CVV – Acesse o site www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita;

* Unidades Básicas de Saúde (UBS) – Procure a Unidade mais próxima da sua residência.