Projeto de Inovação Tecnológica da Educação

na Categoria Educação, Planejamento

Os municípios de Sabará e Ribeirão das Neves, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, participaram da Chamada Pública do BNDES que objetivava apoiar financeiramente projetos territoriais de uso da Tecnologia Digital como Ferramenta Pedagógica e de Gestão em escolas públicas. O projeto visa fomentar o uso de tecnologia digital com formação tecnológica, aquisição de equipamentos bem como a melhoria da infraestrutura em 100% das escolas estaduais e 50% das municipais nos municípios que elaboraram o projeto.

O valor destinado a execução do projeto é de aproximadamente R$ 5 milhões de reais. Os investimentos e ações propostos no projeto, atenderão proporcionalmente à demanda das escolas estaduais e municipais dos referidos municípios. A contratação das respectivas operações de apoio financeiro não reembolsável e pela execução financeira das ações e investimentos junto ao BNDES é de responsabilidade do proponente, ou seja, a Secretaria de Estado de Educação. Foram realizadas reuniões na Secretaria de Estado (Cidade Administrativa), e nas Secretarias de Educação de Sabará e Ribeirão das Neves. Nestas reuniões foram analisados os diagnósticos realizados nas escolas em cada rede através da plataforma GuiaEdutec a fim de definir as ações prioritárias no projeto, a saber: Competência/Formação e Infraestrutura. Os representantes de cada rede, responsáveis pela elaboração do Projeto Territorial participaram de uma oficina preparatória na sede do BNDES no Rio de Janeiro para detalhamento da estrutura do projeto. Após avaliação pelo BNDES o projeto Territorial de Minas Gerais foi considerado apto e no dia 28 de julho, através da Loteria Federal, foi sorteado e agora seguirá para análise e contratação pelo BNDES.

A próxima etapa, após a aprovação do projeto, e a seleção das escolas municipais que serão contempladas com o projeto, que se dará através de sorteio seguindo critérios determinados pelo BNDES. A previsão é que o recurso seja disponibilizado em Novembro/2018 e o prazo para implantação dos projetos deve ser entre 18 (dezoito) e 24 (vinte e quatro) meses a partir da data de contratação do apoio financeiro. Sua consolidação se dará até 2024 através de apoio técnico e financeiro às escolas, ofertado pelo MEC através do Programa Inovação Educação Conectada. Participaram do Grupo Especial de Trabalho na elaboração do projeto, representantes das secretarias municipais de Educação, Planejamento, da E.M. Construtor Joaquim Borges e E.M. Vereador Geraldo Alves Feitoza.