POLÍTICAS PÚBLICAS: 14ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE É REALIZADA EM SABARÁ

na Categoria Saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Sabará e a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram, nesta sexta-feira (31/3), no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda, a 14ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro teve como objetivo avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde e os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde.

Para apresentar o tema da iniciativa “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, os participantes contaram com a palestra ministrada por Tadahiro Tsubouchi, advogado com atuação na área de Gestão Pública Municipal e dos Direitos Público, Administrativo e Sanitário.

Após a apresentação do tema central, os conferencistas discutiram os quatro eixos temáticos – I) O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II) O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III) Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;  IV) – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas; e participaram das plenárias que votaram as propostas elaboradas nas pré-conferências municipais, as propostas estaduais e nacionais, e a que elegeu a delegação que irá participar da Conferência Estadual de Saúde.

Durante o evento, a secretária municipal de Saúde, Mariana Nunes, falou sobre a importância da realização da conferência e do trabalho que a administração municipal vem desempenhando na cidade. “Este é um espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias de organização. Estamos nos reunindo como governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades da política de atendimento à saúde para os próximos anos. Enquanto administração pública, temos trabalhado incansavelmente para cumprir o plano municipal de Saúde, melhorando a assistência à população frente aos inúmeros desafios enfrentados pela saúde pública no Brasil, e queremos fazer muito mais. Mas para que isso aconteça é importante a participação e contribuição de todos”, ressaltou.

A conferência contou com a presença do prefeito de Sabará, Wander Borges, vereadores municipais, membros das comissões de realização, observadores, convidados, conselheiros municipais de saúde e representantes da população.