PATRIMÔNIO: PREFEITURA DIVULGA BENS CULTURAIS INVENTARIADOS NA REGIONAL GENERAL CARNEIRO

na Categoria Cultura

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, divulga os bens inventariados em 2022, na fase de execução da área 03 – Regional General Carneiro e área rural correspondente, conforme cronograma do Inventário de Proteção do Acervo Cultural (IPAC), aprovado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG).

Os bens inventariados em 2022, na localidade, são o Toque do Sino da Igreja São José, situada no Bairro Vila São José, e o Coreto e o Clube de Futebol Vila Rica, pertencentes ao Bairro Vila Rica. Por meio da divulgação, a população pode ter conhecimento dos bens inventariados em 2022, que passam a integrar o Patrimônio Cultural de Sabará. Todos os bens divulgados compõem o ICMS Cultural.

Inventários de bens culturais

Os inventários são instrumentos de preservação que buscam identificar as diversas manifestações culturais e bens de interesse de preservação, de natureza imaterial e material. O principal objetivo da iniciativa é compor um banco de dados que possibilite a valorização e salvaguarda, planejamento e pesquisa, conhecimento de potencialidades e educação patrimonial.

ICMS Patrimônio Cultural

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do estado. Ele funciona por meio de repasse dos recursos aos municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais, por meio de políticas públicas relevantes. O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais.