FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NO MARZAGÃO

 na Categoria Cultura, Turismo

No último domingo (30/06), a Festa do Sagrado Coração de Jesus, na Vila Marzagão, foi contemplada pela Prefeitura de Sabará com o mecanismo de proteção cultural chamado “inventário”, que é o primeiro passo antes do Tombamento ou Registro Municipal. A festa é realizada por moradores, ex-moradores da Vila Marzagão e vigários da Paróquia de São Sebastião de General Carneiro.

“A preservação da Festa do Sagrado Coração de Jesus pretende, antes de mais nada, promover as práticas culturais e processos de produção desta importante celebração religiosa que reúne toda a comunidade da região do Marzagão. Precisamos manter viva esta tradição implantada aqui há mais de cem anos pelos antigos operários e habitantes da vila”, disse o prefeito Wander Borges.

O inventário é um mecanismo previsto no 1º Art. 216 da Constituição Federal, que visa o reconhecimento de bens culturais específicos (sejam eles de natureza material ou imaterial) com a finalidade de instituir-lhes uma proteção inicial (a ser consolidada por meio dos mecanismos do Tombamento ou Registro, ou a se manter como tal), podendo ela ocorrer na esfera federal, estadual ou municipal. Desse modo, o Inventário se caracteriza como um instrumento de gestão do município que auxilia no monitoramento de seu patrimônio cultural e que hoje, em Sabará, fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Gerência de Patrimônio Cultural.

Apenas na esfera municipal, Sabará possui hoje mais de 100 bens inventariados, os quais foram reconhecidos por meio de mapas, planos e fichas elaboradas pela Secretaria Municipal de Cultura. Destes, a vasta maioria são bens de natureza material, tais como conjuntos, edificações, arquivos, documentos, imagens, móveis, entre outros.

Notícias Recentes