ESPORTES: ADOLESCENTE DE SABARÁ COLECIONA MEDALHAS E CONQUISTAS NO JIU-JITSU

na Categoria Esportes

Não é toda adolescente de 14 anos que tem uma estante cheia de troféus e medalhas em jiu-jitsu, mas Sabrina Silva é uma dessas meninas. Natural de Sabará, a adolescente divide a rotina de uma estudante do 8º ano com uma vida de competições — e muitos pódios — na arte marcial, mostrando um futuro promissor.

Foi só em 2023 que a faixa laranja com preta começou a entrar no circuito de competições locais e nacionais, mesmo com muitos anos de experiência. Sabrina conversou com a reportagem de O Tempo Sports e contou que começou a praticar a modalidade aos 8 anos, sob incentivo do pai Giovanni Magno. Atualmente, ela treina jiu-jitsu na Grace Barra Santa Inês, em Belo Horizonte, e faz preparação física no Studio House, em Sabará. “Dentro de casa meus pais sempre incentivavam atividades físicas, então, desde nova já fazia alguns esportes, como natação e balé. Foi por incentivo do meu pai que entrei no jiu-jitsu. Ele praticava na época e colocou minha irmã e eu para lutar também”, contou Sabrina. Hoje, a irmã, Sophia Giovana, deixou de lutar.

No último ano, a jovem lutadora decidiu se arriscar em torneios maiores, principalmente fora de Minas Gerais. Os resultados são impressionantes. Só em 2023 Sabrina conquistou 13 medalhas. “Fui campeã na Leão Dourado, vice-campeã no Brasileiro CBJJ, vice-campeã no Internacional Kids de Curitiba e fiquei em terceiro lugar no Internacional do Rio de Janeiro”, contou.

Mas uma das memórias mais importantes foi no último torneio do ano, em São Paulo. Sabrina disputou o Mundial da categoria, um dos principais do calendário internacional do jiu-jitsu, e precisou cortar 4 kg em pouco tempo para conseguir entrar no tatame. Na competição, ficou com a medalha de prata.

Mesmo com tanto sucesso em tão pouco tempo, por vezes, conta a família, a atleta ainda precisa do incentivo e da ajuda de amigos e familiares para custear tantas viagens. Outro grande incentivo vem da Prefeitura Municipal de Sabará, por meio da Secretaria de Esportes.

Sabrina não pretende parar por aí. Agora que encontrou o caminho das vitórias, o plano é seguir em frente para 2024. O calendário de competições já deve começar no início do ano, com o Internacional Kids de Santa Catarina e o 1º open de Juatuba, já em fevereiro. E Sabrina sonha muito alto. “O jiu-jitsu me proporciona várias coisas. Além das amizades, me sinto bem lutando. Comecei a competir, e isso fez eu gostar mais ainda. Pretendo continuar por muitos anos. Meu objetivo é conquistar vários títulos e sair para competir em vários lugares do mundo”, concluiu Sabrina.

Veja algumas conquistas de Sabrina Silva no jiu-jitsu:

• Bi Campeã da Copa Leão Dourado
  • Campeã AJP Tour Brasil
  • Campeã Brasileira da Liga de jiu-jitsu
  • Campeã STR Jiu-jitsu
  • Bi Campeã Open Santa Luzia
  • Vice-campeã Brasileira
  • Vice-campeã no Internacional Kids em Curitiba
  • Campeã do 1° Open Contagem
  • Vice-campeã Mundial de Jiu-jitsu

Fonte: Jornal O Tempo (https://www.otempo.com.br/sports/especializados/adolescente-de-sabara-coleciona-medalhas-e-conquistas-no-jiu-jitsu-1.3299549)