CULTURA: SABARÁ RECEBE PATO FU E ORQUESTRA OURO PRETO EM “ROTORQUESTRA DE LIQUIDIFICAFU”

na Categoria Cultura

Chegou a hora do tão aguardado encontro com o público de Sabará para a celebração dos 30 anos da banda Pato Fu ao lado da icônica Orquestra Ouro Preto, num espetáculo inovador, cheio de sucessos e de surpresas no repertório. Uma parceria repleta de ousadia e versatilidade que desembarca na Praça Melo Viana, no próximo dia 10 de setembro, às 20h30, com entrada franca.

Sabará seria a primeira parada da turnê “Rotorquestra de Liquidificafu”, mas a apresentação teve que ser adiada. Desde então, a turnê passou por Brumadinho, Nova Lima e Caeté e vem arrebatando grandes públicos e fortes emoções.

O encontro entre esses dois universos musicais é inusitado desde o seu nome. A “Rotorquestra de Liquidificafu”se refere à primeira música do primeiro disco do grupo, “Rotomusic de Liquidificapum”, uma síntese de toda multiplicidade que tornou única a contribuição do grupo ao pop rock brasileiro.

Embora se dediquem a gêneros distintos, o Pato Fu e a Orquestra Ouro Preto compartilham a experimentação como denominador comum. É esse o sentimento que norteia todo o concerto. “A própria Orquestra se transforma a cada trabalho. Em meio a um repertório imenso de espetáculos, estão sempre se desafiando, buscando novas interações com um público cada vez mais amplo. O Pato Fu tem feito propostas estéticas bem diferentes ao longo da carreira, mas no fundo, mantemos uma chama de experimentalismo pop, eu diria”, avalia Takai.

Para o repertório, uma viagem ilimitada pela discografia da banda. “Pescamos, em cada álbum, ao menos uma representante. Quem é fã do Pato reconhece a trajetória do grupo e vai buscar na memória, em cada canção, onde estava quando o álbum foi lançado, o que estava fazendo, que momento da vida estava vivendo. Quem conhece o Pato Fu vai ficar muito feliz com o resultado e aqueles que são fãs da orquestra e que, por alguma razão, ainda não conheçam a obra desses artistas incríveis, vão ficar muito surpresos com a qualidade do que vão ver, ouvir e presenciar”, garante Toffolo.

A atração cultural é uma realização do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial de Cultura; e conta com o apoio da Prefeitura de Sabará e patrocínio da AngloGoldAshanti.