CENSO DEMOGRÁFICO 2022: IBGE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NA COLETA DE DADOS

 na Categoria Planejamento

‌O Censo Demográfico é uma pesquisa importante para avaliar as condições de vida da população de todas as cidades. Suas informações são essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados como campanhas de vacinação, políticas educacionais, controle migratório, recursos federais para estados e municípios, áreas que necessitam de transporte público, moradias populares, obras viárias, investimentos prioritários em saúde, educação, saneamento básico, energia, programas de assistência à infância e velhice, benefícios sociais, entre outros.

A pesquisa tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. O Censo Demográfico constitui a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

Portanto, para que o Censo Demográfico produza um resultado efetivo é importante que a população participe com o fornecimento de informações aos recenseadores, que pode ser feito de três formas – presencial, por meio da visita de um recenseador, por telefone ou pela internet.

Para mais informações sobre o Censo Demográfico 2022 ou esclarecimentos, acesse www.ibge.gov.br.

Notícias Recomendadas