ACOMPANHAMENTO: “SAÚDE GESTACIONAL” É TEMA DE BATE-PAPO COM GESTANTES DA CIDADE, NA UBS MORRO DA CRUZ

na Categoria Saúde

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, nesta semana, um bate-papo com o tema “Saúde Gestacional”, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Morro da Cruz. A atividade contou com a participação das gestantes acolhidas pela unidade e profissionais de odontologia, nutrição e psicologia.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho em saúde com gestantes desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da mãe e do desenvolvimento saudável do feto. O acompanhamento, durante a gravidez, é essencial para garantir que a gestante receba cuidados adequados em todas as fases da gestação. Além do acompanhamento médico tradicional, a integração de profissionais de odontologia, nutrição e psicologia pode proporcionar benefícios significativos para a gestante e seu bebê.

Ainda de acordo com o órgão, o trabalho conjunto desses profissionais de saúde, durante a gestação, é conhecido como abordagem interdisciplinar, que tem o potencial de melhorar significativamente os resultados da gravidez. Isso ocorre porque as necessidades de saúde de uma gestante são complexas e multifacetadas, e a integração de diferentes especialidades garante uma abordagem holística e abrangente para o cuidado da mãe e do bebê. Além disso, ao receber orientação e suporte desses profissionais, as gestantes têm a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades que podem beneficiar sua saúde e a saúde de seus filhos a longo prazo. Portanto, o trabalho em saúde com gestantes, quando realizado de forma integrada, desempenha um papel crítico na promoção do bem-estar tanto da mãe, quanto do bebê, durante a gravidez.

Odontologia

Muitas vezes, a saúde bucal é negligenciada, durante a gravidez, mas ela é crucial. Mudanças hormonais podem aumentar o risco de problemas dentários, como gengivite e cáries. Além disso, infecções orais podem afetar negativamente a saúde do bebê.

Nutrição

A nutrição desempenha um papel crucial no desenvolvimento fetal e na saúde da gestante. Profissionais de nutrição podem ajudar a gestante a planejar uma dieta equilibrada que forneça os nutrientes essenciais para o bebê em crescimento.

Psicologia

A gravidez pode ser uma fase emocionalmente desafiadora para muitas mulheres. O acompanhamento psicológico pode ajudar as gestantes a lidar com ansiedades, medos e estresse relacionados à gravidez, bem como a se preparar emocionalmente para a maternidade.

Para mais informações sobre o assunto, entre em contato com a UBS (Posto) mais próxima da sua residência.