MEIO AMBIENTE: FÓRUM LIXO E CIDADANIA 2023 DISCUTE E APRESENTA PROPOSTAS PARA A GESTÃO DOS RESÍDUOS URBANOS NA CIDADE

 na Categoria Meio Ambiente

Na tarde desta terça-feira (4/7), foi realizado, no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda, o Fórum Lixo e Cidadania de Sabará 2023, iniciativa idealizada pela Prefeitura de Sabará, pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Sabará, pela Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e a Associação Mãos Amigas dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sabará.

Segundo os idealizadores, o fórum teve como objetivo promover um espaço de integração entre representantes da sociedade civil, do poder público e de instituições atuantes e responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos no município, para que todos os envolvidos pudessem debater e apresentar propostas aos desafios enfrentados na gestão dos resíduos sólidos urbanos na cidade. 

Abrindo a solenidade, as associadas Sirlene Ferreira e Neli de Souza agradeceram todos os organizadores do evento e falaram da importância da realização do fórum para os catadores. “Agradeço a cada um de vocês pela oportunidade, especialmente à Prefeitura de Sabará e ao Ministério Público. É muito bom estar aqui, saber que não estamos caminhando sozinhas e ver que o nosso trabalho, feito com dedicação e que tanto contribui com o meio ambiente, está sendo reconhecido e valorizado”, compartilhou Sirlene Ferreira, catadora da Associação Mãos Amigas.

“Agradecemos à Prefeitura de Sabará e ao Ministério Público por estar nos prestigiando com esse evento e por incentivar nosso trabalho com o atendimento às nossas demandas. Estamos contanto com a contribuição dos órgãos públicos e queremos, também, contar com a ajuda da população. Vamos implantar a campanha de coleta seletiva na cidade e esperamos que todos abracem essa causa, pois é esse trabalho que tem nos proporcionado emprego e renda”, falou Neli de Souza, representante da ANCAT.

Em nome do Poder Legislativo da cidade, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Sabará, Roberto do Bar, disse que a realização do fórum foi um momento ímpar e de grande relevância, e que os vereadores estão à disposição para apoiar todas as ações relacionadas às pautas ambientais.

Na sequência, agentes da área da educação, no município, abordaram a importância da relação educacional e ambiental. “Defender o meio ambiente, por meio da execução de um trabalho digno, que gera emprego e renda é um dever de todos e algo que merece nosso total apoio e respeito. A Faculdade de Sabará está à disposição dos catadores da cidade; e vamos abordar a questão da coleta seletiva com nossos alunos, para que juntos possamos caminhar a favor dessa causa”, ressaltou Marcelino Guerra, reitor da Faculdade de Sabará.

“Sem sombra de dúvida, este fórum é um marco para a cidade; um amparo para as catadoras; uma grande ação de conscientização da nossa sociedade sobre a questão da educação ambiental e da sustentabilidade; e um trabalho que começa aqui, mas que deve ser propagado de forma organizada nas escolas para atingir as futuras gerações e atrair mais investimento para as atividade de coleta seletiva”, pontuou Felipe Luzzi, diretor de Ensino do IFMG – Campus Sabará. 

“Acredito que todo o processo de transformação do mundo começa na sala de aula, pois, por meio da conscientização dos nossos alunos, que levam os ensinamentos para a casa, uma família pode ser transformada. Aproveito a oportunidade para reforçar que a Secretaria Municipal de Educação de Sabará estará, ainda mais, à disposição para executar projetos de educação ambiental nas nossas escolas com intuito de lançar na mente dos alunos sementes de consciência e de contribuição para a causa ambiental”, enfatizou Fernanda Silveira, secretária municipal de Educação.

Outra área importante da cidade que está alinhada com a área ambiental é a social. Durante o encontro, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Welington Duarte, citou algumas demandas das catadoras que foram atendidas pela Prefeitura de Sabará. “Já fornecemos auxílio alimentação, auxílio transporte e vamos iniciar a disponibilização da cesta verde para as associadas. Dentro das possibilidades da administração pública, vamos apoiar as catadoras naquilo que for necessário”, afirmou.

Posteriormente, a secretária municipal de Meio Ambiente, Andrea Saraiva, falou sobre as futuras ações ambientais que serão implementadas na cidade; e solicitou a participação de toda a população. “Neste mês, vamos inaugurar uma usina de coleta seletiva, próxima ao aterro sanitário e, neste ano, vamos implantar a campanha de coleta seletiva em Sabará. Porém, para que ela seja efetiva, é necessária a contribuição de todos. É preciso que a comunidade sabarense faça sua parte e se torne multiplicadora e divulgadora dessa importante iniciativa”, salientou. 

Em seguida, representantes do MPMG, também destacaram a importância e satisfação da realização do fórum. “Quando iniciamos o projeto Lixo e Cidadania, em Sabará, nos deparamos com as associadas com medo de perder seus trabalhos; e, como o Ministério Público é incumbido de provocar soluções, fizemos provocações necessárias em busca da modificação da realidade das catadoras. Avançamos alguns passos, conseguimos atender algumas demandas e, hoje, com muita alegria, estamos lançando o fórum no município, para que a população entenda o que está e ainda precisa ser feito na cidade com relação à questão dos resíduos sólidos. O fórum de Sabará será permanente e a nossa expectativa é que ele seja uma referência social e ambiental para Minas Gerais. Então, participem dos fóruns, das atividades ambientais, abram as portas e os corações para as catadoras e escutem o que elas têm a nos ensinar”, relatou o promotor de justiça, Rodrigo de Oliveira.

“Estou muito feliz em estar aqui e, desde já, o meu sentimento é de gratidão em ver essa plateia mobilizada em prol de uma causa tão nobre. Vou sair daqui revigorado e convicto de que Sabará já é uma referência da causa ambiental e que tem grande potencial para fazer muito mais por ela. É tempo de nos unirmos e contamos com todos vocês”, declarou o promotor de justiça, Paulo César de Lima.

Representando o Poder Executivo do município, o prefeito de Sabará, Wander Borges, falou da importância da ação conjunta de todos os envolvidos em favor do meio ambiente. “A causa ambiental é uma construção que depende de nós, representantes do poder público, mas, também, de toda a sociedade, porque se a cidade vai bem, toda a população vai bem. Precisamos, continuamente, buscar entendimentos para um bem maior em favor da coletividade e da construção de um mundo melhor. Enquanto administração pública, vamos criar projetos na Secretaria Municipal de Educação para que nossos alunos possam entender, cada vez mais, sobre a relevância da coleta seletiva e da reciclagem”, ressaltou.

Após as falas das autoridades, o biólogo e servidor da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael de Souza, abordou o tema “Saúde Única: a relação entre o meio ambiente e doenças de relevância em saúde pública”; e a servidora do MPMG, Marcella Costa, apresentou o diagnóstico do programa Lixo e Cidadania, executado desde 2022, em Sabará.

E, encerrando o evento, os participantes contaram com um show de stand up comedy com o músico, imitador, humorista e comediante, Daniel Gerth, que, de forma divertida e educativa, abordou o tema e animou os presentes.

O fórum teve o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Governo do Estado de Minas Gerais e da Rede Sol – Transformando Lixo em Cidadania; e contou com a presença do vice-prefeito, Lucas Silva, vereadores, autoridades e servidores municipais, representantes dos órgãos idealizadores e comunidade.

 

Notícias Recomendadas