GESTÃO DE TRÂNSITO: COM NOVO SISTEMA DE MULTAS, PREFEITURA REDUZ CUSTOS AOS COFRES PÚBLICOS

na Categoria Defesa Social

Desde o início deste mês, a Prefeitura de Sabará está responsável pelo serviço de processamento de dados de autuações registradas na cidade. Por meio desse procedimento, haverá uma redução anual de aproximadamente R$ 50.000,00 aos cofres públicos do município, uma vez que o serviço não está sendo mais prestado por uma empresa terceirizada. Todos os lançamentos das autuações, apontadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), passaram a ser executados por servidores da Secretaria Municipal de Defesa Social.

Os dados das autuações estão sendo lançados no Sistema de Digitação e Administração de Multas (SIDAM), adquirido por meio de um convênio firmado entre a administração municipal e a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais – Prodemge. O sistema permite que o município faça a gestão completa de trânsito, com comunicação às bases de dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e do Sistema Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf); administre infrações; e controle valores, bem como o registro e o acompanhamento de recursos.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Marcus Oliveira, o novo procedimento, adotado pela prefeitura, oferecerá ainda mais eficiência na gestão do trânsito da cidade. “Estamos empenhados em adotar medidas capazes de reduzir gastos aos cofres públicos do município. Continuaremos também investindo em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito, proporcionando mais segurança aos condutores de veículos e aos pedestres”, ressaltou.

Atuação da Guarda Civil Municipal

Além das ações de fiscalização e registro das autuações de trânsito, a GCM, em parceria com a Gerência de Trânsito do município, realizará ações educativas e preventivas na cidade, a fim de conscientizar a população sobre a importância da adoção de medidas corretas e, assim, garantir um trânsito seguro para todos.

Para mais informações ou esclarecimentos de dúvidas sobre o processamento de autuações em Sabará entre em contato com a Gerência de Trânsito pelo telefone (31) 3671-4437.