FÉ: MORADORES DE SABARÁ JÁ PODEM ACESSAR GRATUITAMENTE A SERRA DA PIEDADE

na Categoria Cultura, Turismo

A partir de hoje, quarta-feira (20), moradores das cidades de Caeté e Sabará estão isentos do pagamento da chamada “taxa de preservação” para visitar o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, situado nestas duas cidades, na grande BH. De acordo com a Arquidiocese de BH, a isenção é fruto do trabalho da equipe de gestão do Santuário, em diálogo com o poder público dos dois municípios.

Além disso, em nota oficial, a Mitra Arquidiocesana afirmou que se colocou sensível à realidade das comunidades de fé de Caeté e de Sabará que, historicamente, foram as primeiras a peregrinar ao Santuário. Por isso, a Igreja “buscou caminhos para oferecer a isenção do valor de preservação aos moradores dessas cidades”. Lembrando que também estão isentos da taxa todos os fiéis que fazem parte da chamada “Família dos Devotos de Nossa Senhora da Piedade”, que contribuem mensalmente com o Santuário.

Para garantir a isenção, o visitante precisa estar inscrito na base de dados dos municípios. Em comunicado à imprensa, o Santuário da Serra da Piedade afirmou que o sistema digital para agendamento de visitas está interligado com os bancos de dados das prefeituras de Caeté (área da saúde) e Sabará (áreas da saúde e da educação).

Sendo assim, todos que estiverem inscritos nestes bancos de dados, ao agendarem visitas ao Santuário, automaticamente estarão isentos do valor de preservação. Porém, se eventualmente, a isenção não for concedida pelo sistema de agendamento, deve-se buscar o poder público municipal para realizar a atualização cadastral (a isenção somente é concedida para pessoas devidamente cadastradas no banco de dados dos municípios). O agendamento pode ser feito pelo site arquidiocesebh.org.br.

Fonte: https://www.itatiaia.com.br/cidades/2023/12/20/moradores-de-caete-e-sabara-ja-podem-acessar-gratuitamente-a-serra-da-piedade