RESTAURAÇÃO DA IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DO POMPÉU, EM SABARÁ, AVANÇA E TEM CONCLUSÃO PREVISTA PARA JULHO

na Categoria Sem categoria

O pároco Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Sabará), padre Eribaldo Santos, partilha fotos com o avanço das obras de restauração da Igreja de Santo Antônio de Pompeu (Sabará). A Igreja, que faz parte da rede de comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, deve ser reaberta em julho, já com seu telhado e elementos artísticos restaurados, informa o sacerdote.

As obras começaram no dia 10 de janeiro, uma iniciativa conjunta entre a Arquidiocese de Belo Horizonte, com trabalhos do Memorial Arquidiocesano, a Prefeitura Municipal de Sabará, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Associação de Moradores do Bairro Pompéu (AMAP). O investimento é de aproximadamente 850 mil reais, realizado pelo Programa Minas para Sempre, do MPMG.

Durante as obras, as Missas estão sendo celebradas no Espaço Comunitário do Pompéu, ao lado da Capela de Santo Antônio de Pompeu.

Igreja Santo Antônio de Pompeu

Não há documentação sobre o início da edificação ou de sua inauguração, mas sabe-se que a Igreja Santo Antônio de Pompeu já existia em 1731, conforme indica o registro de um batizado celebrado no templo. Os elementos artísticos da Igreja são de autoria desconhecida, mas remetem à primeira fase do barroco em Minas, no início do século 18. Por sua importância, a Igreja Santo Antônio de Pompeu foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Artístico de Nacional (Iphan).

Reportagem: Arquidiocese de BH

Fonte/Link: https://arquidiocesebh.org.br/noticias/restauracao-da-igreja-santo-antonio-de-pompeu-sabara-avanca-e-tem-conclusao-prevista-para-julho