ALIMENTAÇÃO: AGRICULTORES FAMILIARES DE SABARÁ SÃO SELECIONADOS NO PNAE PARA FORNECER ALIMENTOS DE HORTIFRUTI A ESCOLAS ESTADUAIS

na Categoria Meio Ambiente

A partir deste mês, alunos das escolas estaduais de Sabará passarão a ingerir, ainda mais, alimentos frescos, nutritivos, saudáveis e de qualidade. E o motivo disso é que seis famílias da agricultura familiar da cidade, que totalizam aproximadamente 30 pessoas, foram aprovadas e selecionadas, por meio de chamamento público do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para fornecer alimentos a 15 escolas estaduais do município.

Conforme diretrizes do programa, no mínimo, 30% dos recursos repassados aos estados e municípios, pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), e destinados para a alimentação escolar, devem ser utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

Com a venda dos produtos, os agricultores irão obter, neste semestre, uma renda de mais de R$ 77 mil, e mais de 7000 alunos da rede estadual de ensino da cidade serão beneficiados com diversos alimentos de hortifruti, assegurados pela agricultura familiar.

Para que essas famílias fossem selecionadas, elas contaram com incentivo da Prefeitura de Sabará com doação de adubos orgânicos para os agricultores participantes do programa; oferecimento do serviço de mecanização agrícola; realização de capacitações; e fornecimento de assistência técnica, por meio de um convênio firmado entre a administração municipal e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER–MG) que, também, elabora projetos de venda e divulga todas as oportunidades e atividades do PNAE aos produtores do município, estimulando-os a participar do programa e, consequentemente, garantir trabalho e renda.

“Desde 1975, sou produtor de banana, na região de Ravena. Vendo a fruta na Feira Livre de Ravena e já forneço o alimento para o Programa de Segurança Alimentar da cidade e escolas municipais. Com a seleção neste chamamento público, vou dar mais um passo na comercialização da banana, já que, agora, vou poder vender, também, para escolas estaduais. Mais um trabalho que poderei realizar contando com o importante apoio e suporte técnico dados pela Prefeitura de Sabará e a Emater”, destacou o agricultor Miguel Pinto.

“Estamos muito felizes de termos sido selecionados pelo chamamento público. Durante o processo de seleção, em todo tempo, contamos com o apoio e assistência técnica, oferecidos pela Prefeitura de Sabará e a Emater, e, agora, poderemos fornecer repolho, cenoura, couve-flor, abobrinha, acelga, entre outros alimentos para as escolas do município, de acordo com a necessidade da cidade e, ao mesmo tempo, dar sequência ao anseio de vivermos da sustentabilidade do nosso sítio”, comentou o casal de irmãos agricultores Keylla e Elvis Siqueira.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, “os consumidores, ao priorizarem os produtores da agricultura familiar da cidade, no momento da aquisição de alimentos orgânicos e/ou agroecológicos, colaboram para a existência de um sistema alimentar justo e sustentável e fortalecem a agricultura do município, em consonância com a preservação ambiental, ações que estão dentro dos objetivos da administração municipal, no que se refere à agricultura familiar de Sabará.”

Vendas

Segundo a Emater, os agricultores familiares sabarenses já vem realizando a venda de seus produtos para as feiras livres da cidade, que acontecem aos sábados, no Distrito de Ravena e nos Bairros Centro, Borges e Ana Lúcia; para as escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEI’s), atendendo a mais de 13 mil alunos; e para o Programa de Segurança Alimentar, uma iniciativa do Governo Federal que, em parceria com a Prefeitura de Sabará, garante alimento de qualidade para milhares de famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s) e instituições do município.

Adesão ao CAF

Para fornecer alimentos para as escolas é necessário ter a declaração do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A Emater orienta como obter a declaração pelo número (31) 3672-7694.

Para mais informações sobre o assunto, entre em contato com equipe da agricultura familiar, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelos telefones (31) 3672-7694 ou (31) 99547-6101.