AGOSTO LILÁS: COM O TEMA “ELAS EM FOCO: DELAS, POR ELAS, PARA ELAS”, 2º SEMINÁRIO DA MULHER É REALIZADO EM SABARÁ

na Categoria Desenvolvimento Social

Na tarde desta sexta-feira (11/8), foi realizado, no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda, o 2º Seminário da Mulher, iniciativa idealizada pela Prefeitura de Sabará, Coordenadoria da Mulher e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Segundo os idealizadores, o seminário, que abordou o tema “Elas em Foco: Delas, por Elas, para Elas”, teve como objetivo fortalecer o diálogo interinstitucional, as boas práticas existentes em Sabará e as políticas públicas, que buscam assegurar maior efetividade aos direitos e garantias das mulheres, por meio da apresentação de informações sobre a atuação da rede de proteção, prevenção, enfrentamento e combate à violência contra a mulher.

O evento contou com a ministração de palestras que abordaram os temas: 1) Os desafios do enfrentamento à violência doméstica e familiar no estado de Minas Gerais: avanços e desafios; 2) Diagnóstico da violência doméstica pelo Serviço de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD); 3) A atuação da Polícia Civil no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher em Sabará; 4) A complexidade das relações sociais que atravessam as vivências de mulheres negras; 5) Consórcio Mulheres das Gerais; e 6) Campanha Saúde da Mulher.

As palestras foram ministradas, respectivamente, pela Dra. Patrícia Habkouk, promotora de justiça do estado de Minas Gerais, Fabiana Pires, segunda sargento da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Dra. Marina Prado, delegada especial da mulher; Adriana Costa, jornalista e empreendedora na Associação Ébano; Bruna Camilo, mestra em ciência política, doutora em ciências sociais e superintendente do Consórcio Mulheres das Gerais; Anna Carolina dos Santos e Érica de Souza, enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde.

Além das palestras, houve um momento de homenagens às mulheres que fazem diferença em Sabará, sorteio de brindes e uma apresentação musical, conduzida pelo artista, cantor, compositor, professor de história e de filosofia, Réggios Reis, que compõe músicas sobre empoderamento, autoconhecimento e amor próprio.

O seminário contou com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG); e com a presença do vice-prefeito, Lucas Silva, vereadores, autoridades e servidores municipais, representantes dos órgãos idealizadores e parceiros e a comunidade.