“TOLOMEO E ALESSANDRO”: ÓPERA BARROCA ITALIANA CHEGA AO PALCO DO TEATRO MUNICIPAL DE SABARÁ
No dia 26 de outubro de 2021 (terça-feira), a partir das 20h30, o Teatro Municipal de Sabará (Rua Dom Pedro II, s/nº, bairro Centro), receberá a apresentação da ópera barroca Italiana “Tolomeo e Alessandro”. Com música de Domenico Scarlatti e libreto de Giuseppe Capece, direção musical e artística de Robson Bessa, direção vocal de Sérgio Anders e direção cênica de Francisco Mayrink, a ópera ganha sua primeira montagem nos palcos das Américas.
Os ingressos estão disponíveis on-line e podem ser reservados gratuitamente pelo endereço eletrônico https://www.sympla.com.br/opera-tolomeo-e-alexandro__1388720.
Integram o elenco, ao lado da Orquestra Barroca Música Figurata, importantes solistas, como a soprano Daiane Melo e o contratenor Sérgio Anders.
Composta em 1711, a ópera “Tolomeo e Alessandro” apresenta de maneira magistral, por meio da música e da poesia, questões humanas universais, como o amor, o ciúme, a inveja, a ambição e a fraternidade. Apesar de ter sido criada no ambiente árcade do barroco italiano, a obra é atemporal, sobretudo com a música de D. Scarlatti. Filho do grande Alessandro Scarlatti, o maior compositor de ópera do final do século XVII e início do XVIII, Domenico recebeu uma formação musical esmerada, e podemos perceber a força de sua criatividade nas árias que ilustram o complexo rol dos afetos humanos.
Conhecido pelo grande público por causa das mais de 555 sonatas para cravo, Domenico Scarlatti demonstra com “Tolomeo e Alessandro” ser um grande representante da tradição operística do país da ópera, a Itália, no momento onde o teatro cantado era a maior manifestação artística da humanidade.
Entretanto, mesmo diante da grande importância que as óperas de Alessandro e de Domenico têm na história, essa é a primeira oportunidade que o público brasileiro terá de assistir a uma ópera dos Scarlatti. Reencontrada somente em 1984, na Inglaterra, “Tolomeo e Alessandro” jamais foi executada nas Américas.
A ópera tem realização do Consulado da Itália em Belo Horizonte, correalização da OPEMG Cia de Ópera Barroca e Musica Figurata, com apoio da Appa – Arte e Cultura, Fundação Clovis Salgado, Governo de Minas / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Sabará.