SOCIAL: PREFEITURA PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

na Categoria Desenvolvimento Social

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu, nesta terça-feira (7/3), no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda, uma capacitação que teve como tema “A importância do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”.

A atividade contou com duas palestras, ministradas pelo procurador do Ministério Público do Estado do Paraná, Dr. Murillo Digiácomo, que abordou temas como “Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Papel do Conselho Tutelar” e “Afastamento do Convívio Familiar x Acolhimento Institucional”.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Welington Duarte, o objetivo da iniciativa foi promover a capacitação de toda a rede de proteção para fazer frente à garantia da aplicação dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Os participantes aprovaram a atividade, que contribuirá na rotina dos trabalhos executados pela pasta. “A capacitação foi muito enriquecedora. Apresentou temas extremamente relevantes e atualizados com muita clareza e didática”, disse o coordenador do Conselho Tutelar de Sabará, Geraldo Magela.

Guilherme Eloy, da Associação Projeto Vida, instituição que faz parte da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente da cidade, também validou o conteúdo proposto. “O treinamento nos permitiu ampliar nosso conhecimento de um modo produtivo e esclarecedor”, destacou.

A iniciativa foi voltada para a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente do município como Conselho Tutelar, Conselhos Municipais, secretarias municipais de Educação, Saúde, Cultura, Esportes e Lazer, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Judiciário, Ministério Público, Polícias Militar e Civil, dentre outras instituições, e a sociedade civil.

Participaram do evento o prefeito de Sabará, Wander Borges, o vice-prefeito, Lucas Silva, vereadores, secretários e servidores municipais.