SOCIAL: CANDIDATOS AOS CARGOS DE CONSELHEIROS TUTELARES DE SABARÁ SÃO APRESENTADOS À POPULAÇÃO 

 na Categoria Desenvolvimento Social

Na noite dessa terça-feira (5/9), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sabará (CMDCA) e a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveram uma reunião no Solar do Padre Correia para apresentar à população sabarense os candidatos habilitados aos cargos de conselheiros tutelares do município. Todos os candidatos atenderam aos requisitos necessários para a candidatura, fixados na Lei Federal nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e na Lei Municipal nº 2.801/2023. A eleição será realizada no dia 1º de outubro de 2023.

Os candidatos eleitos irão preencher as cinco vagas abertas na cidade e cumprir um mandato de quatro anos, no período de 10 de janeiro de 2024 a 9 de janeiro de 2028. Todos os demais candidatos habilitados serão considerados suplentes, seguindo a ordem decrescente de votação.

Clique aqui e confira todas as informações sobre o processo de eleição.

Candidatos

Ana Paula de Freitas

Tem 46 anos. É nascida e criada na cidade de Sabará. Casada e mãe de dois filhos. Bacharel em Direito e está, pela segunda vez, como Conselheira Tutelar, na luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Foi estagiária por dois anos no NPJ da Faculdade de Sabará, trabalhando com as famílias e, por mais dois anos, no TJMG, na Vara da Infância e Juventude, da Comarca de Sabará. Tem no currículo vários cursos, capacitações, conferências e fóruns, voltados ao direito das crianças e dos adolescentes.


Ana Paula Rodrigues de Paula Vasconcelos

É conhecida como Ana Maná. É graduada em Serviço Social e sua profissão é assistente social. Atualmente é conselheira tutelar de Sabará. Atuou como coordenadora do Instituto Maná, nos anos de 2014 a 2018, no Bairro General Carneiro, em Sabará, desempenhado funções como, coordenação geral, elaboração e coordenação de projetos, coordenação de cursos e atividades, capacitação de parcerias e apoios para a entidade, orientadora e instrutora da turma de jovem aprendiz, orientadora do grupo de mulheres e das oficinas de atividades para as crianças e os adolescentes do Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos  (SCFV) e responsável por todo trabalho administrativo da entidade. Atuou, também, como conselheira tutelar nos anos de 2020 a 2024, desempenhando o papel de conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); membro participante da Rede Sesc Ação Comunitária; membro participante do Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida (COEP/MG), conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Sabará; e participante de fóruns, palestras, seminários e conferências relacionadas ao trabalho do assistente social em vários campos de atuação da profissão e relacionados aos direitos da criança e do adolescente, do idoso e da mulher, cursos de elaboração de projetos, gestão no terceiro setor, sustentabilidade, entre outros.


Andreia Janaina de Lima Ferreira Lizandro

Nasceu em 17 de setembro de 1966, é casada, mãe de quatro filhos, servidora pública municipal, moradora do Bairro Alvorada há 49 anos, bacharel em Administração pela Faculdade Padre Machado, pós graduada em Administração Pública pela Faculdade de Sabará e conselheira tutelar em seu terceiro mandato, exercendo a função por 12 anos na Defesa e Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do município. Participou de fóruns, capacitações e conferências, voltadas à garantia de direitos e ao autoconhecimento da causa.


Daniel Souza Carmo

Tem 53 anos. É morador do Bairro Itacolomi, na região de General Carneiro. Pai, avô, esposo e graduando em Serviço Social pela instituição de ensino Pitágoras. É grande admirador da causa das crianças e dos adolescentes, defensor dos seus direitos como cidadão e está sempre em busca de políticas públicas que possam acelerar o desenvolvimento do conselho de forma geral. Atualmente, trabalha como voluntário no Centro Educativo Comunitário Israel Pinheiro. E com toda sua experiência e dedicação, lutará para que as crianças e os adolescentes tenham sempre seus direitos preservados.


Evanilda Novaes Ferreira Costa

Tem 43 anos, é casada, mãe de três filhos e pedagoga. Trabalhou como professora durante cinco anos, no Ensino Fundamental das redes municipais de ensino de Belo Horizonte e Sabará. Em Sabará, lecionou na Escola Municipal Professora Elza Soares. Atualmente, é coordenadora pedagógica de projeto na Associação ASCOMVILAS, onde, há 4 anos, atua no Programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, atendendo diretamente crianças, adolescentes e seus familiares. Sua proposta é unir forças para continuar fazendo o bem em favor das crianças e dos adolescentes da cidade.


Geraldo Magela de Andrade

Tem 54 anos, é casado, pai de três filhos, morador do Bairro Nossa Senhora de Fátima, educador e mobilizador social. Trabalhou no Movimento Nacional de Meninos e Meninas de rua, onde fez parte dos grupos estaduais e interestaduais de levantamentos, estudos de casos e temáticas para a formulação do ECA. Trabalhou, também, na extinta FEBEM/MG, no Setor Juvenil e no Programa Miguilim, com abordagem de rua de crianças e adolescentes em situação de rua. Atuou com ressocialização de jovem adulto no Sistema Prisional, foi Pai Social na Associação Irmão Sol e, atualmente, faz parte da ONG ASMEC, instituição que oferece cursos de capacitação profissional para egressos do sistema prisional.


Jaqueline das Chagas Mendes

É assistente social, tem 43 anos, é casada e mãe de dois filhos. Atualmente, trabalha como técnica social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculado à Prefeitura de Sabará. Trabalhou no Abrigo Municipal Pompeia, local destinado a famílias em situação de rua e vinculado à Prefeitura de Belo Horizonte. Atuou como técnica de referência no Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), pelo município de Sabará. Trabalhou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vinculado à Prefeitura de Sabará. Foi membro do CMDCA de Sabará.


Kênia das Graças Lopes Ferreira

Tem 36 anos e mora há mais de 20 anos, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Sabará. Em sua infância fez parte de uns dos maiores projetos sociais de criança e adolescente, o Circo de Todo Mundo, onde fazia parte da equipe circense, com realização de apresentações, voltadas para crianças de baixa renda e em situação de risco. Foi voluntária em projetos no bairro, com trabalhos direcionados para  crianças. Foi visitadora do programa Criança Feliz no município de Sabará. Atuou como conselheira dos Direitos das Mulheres. É estudante de Direito e, atualmente, trabalha como auxiliar de apoio ao educando, com alunos de inclusão. Almeja atuar na defesa dos direitos da criança e do adolescente, fiscalizando o cumprimento dos Direitos fundamentais. Como estudante de Direito, uma intérprete das leis, se sente comprometida em lutar a favor das crianças e dos adolescentes.


Ronaldo Efigênio Felix Fernandes

Tem 43 anos, nasceu em Sabará, mora no Bairro Alto Fidalgo, é casado, pai do Arthur Emanuel, de 6 anos, é estudante de Serviço Social, funcionário público há 24 anos e exerceu a função de conselheiro tutelar, durante 10 anos, lutando pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

 

 


Valéria Cristina da Silva

Se identifica como Valéria Silva #115. É mãe, educadora popular, estudante de pedagogia, atual conselheira tutelar de Sabará e busca a reeleição para continuar com dedicação e zelo seu compromisso em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Tem mais de vinte anos de atuação e uma vasta vivência em arte, educação e mobilização social, com trabalhos voltados para a criança e o adolescente. Tem experiência com atuação com públicos em situação de vulnerabilidade social, tais como população em situação de rua, mulheres em situação de risco e jovens com exposição direta ou indireta à criminalidade; engajamento com a causa antimanicomial; militância e ativismo em movimentos de igualdade racial e intolerância religiosa. Tem, também, experiência com mobilização social e articulação entre a comunidade e programas sociais, tendo como objetivos integrar o indivíduo e conscientizá-lo quanto ao uso de espaços; viabilizar atividades favoráveis; e proporcionar bem-estar e entretenimento, principalmente no que diz respeito à relação da pessoa com sua própria comunidade e cidade em que está inserida. É ganhadora de diversos prêmios pela atuação na luta pelo direito.

Para mais informações sobre o processo seletivo e eletivo dos membros do Conselho Tutelar de Sabará, entre em contato com o CMDCA pelo telefone (31) 3674-1818.

Notícias Recomendadas