SAÚDE: COM O AUMENTO DA TRANSMISSÃO DA COVID-19, PREFEITURA DE SABARÁ RECOMENDA USO DE MÁSCARA EM AMBIENTES FECHADOS

na Categoria COVID-19, Saúde

A Prefeitura de Sabará, após reunião do Comitê Sabarense de Enfrentamento à Covid-19, realizada nessa segunda-feira (13/6), para avaliação dos índices epidemiológicos das últimas semanas no município, recomenda, a partir do dia 16 de junho de 2002 (quinta-feira), o uso de máscaras de proteção em ambientes fechados. A decisão levou em conta o aumento da transmissão da Covid-19 e de outras doenças respiratórias virais.

Além da recomendação, a administração municipal destaca a importância da população continuar procurando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para completar o ciclo vacinal, tomando todas as doses disponíveis.

Cabe enfatizar que a utilização da máscara cobrindo corretamente o nariz e a boca em todos os ambientes fechados é uma recomendação. Entretanto, o decreto vigente (1.101/2022) reforça a obrigatoriedade de seu uso, em especial nas seguintes condições:

• aos usuários e prestadores de serviços no transporte público coletivo;
  • aos usuários e profissionais nos estabelecimentos de prestação de serviços de saúde, da rede pública ou privada;
  • aos profissionais que manuseiam alimentos em estabelecimentos de qualquer natureza;
  • às pessoas com sintomas gripais, ou casos positivos de Covid-19, confirmados por teste laboratorial ou que tiveram contato próximo com casos confirmados de Covid-19;
  • às pessoas em locais com potencial de aglomeração, onde não haja ventilação natural;
  • e aos restaurantes e outros serviços de alimentação, que adotem o serviço de self-service.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas sobre a recomendação do uso de máscaras de proteção em ambientes fechados, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (31) 3671-7708.