SABARÁ, A TERRA DA JABUTICABA

 na Categoria Sem categoria

Além de ser reconhecida como a terra da Jabuticaba, Sabará agora possui a indicação geográfica (IG), na espécie indicação de procedência (IP), para os produtos derivados de fruta município. A certificação foi concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e foi divulgado nesta terça-feira (23/10), no mesmo dia em que foi lançada a 32ª edição do Festival da Jabuticaba.

O registro de IG permite delimitar uma área geográfica, restringindo o uso de seu nome aos produtores e prestadores de serviços da região. Ou seja, esse selo identifica a origem de produtos como geleia, licor, molho, compota, entre outros, uma vez que Sabará se tornou conhecida pela fruta e a qualidade dos produtos se deve a sua origem.

A partir de agora, o uso do nome da jabuticaba de Sabará está restrito para produtores prestadores de serviço da região, evitando que pessoas de outros locais tentem vender os itens como se fossem da nossa cidade. A indicação de origem foi concedida em nome da Associação dos Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará. “Essa conquista potencializará toda a cadeia produtiva de derivados da jabuticaba. Ser reconhecida oficialmente como a terra da Jabuticaba contribuirá muito para o desenvolvimento turístico e econômico da nossa querida Sabará”, diz o prefeito Wander Borges.

A PRODUÇÃO

A jabuticaba é sazonal, dependendo da época de chuvas para que seja produzida. A fim de aproveitar ao máximo a safra, os produtores trabalham nos derivados de jabuticaba, de preparo artesanal e com base em diversas receitas tradicionais, passadas de geração a geração. Isso é considerado um forte elemento de manifestação cultural de quem habita o município, de modo a envolver a comunidade no conhecimento, reprodução e perpetuação do saber. (www.inpi.gov.br)

Notícias Recentes