PREPARAÇÃO: PREFEITURA DE SABARÁ PROMOVE AÇÃO PREVENTIVA E EDUCATIVA SOBRE CUIDADOS DURANTE O PERÍODO CHUVOSO

na Categoria Defesa Civil, Saúde

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Defesa Civil, promoveu, na manhã desta terça-feira (31/10), uma atividade preventiva e educativa, nos bairros Roça Grande e Rosário III.

Durante a iniciativa, os participantes da ação visitaram os moradores das localidades, entregando informativos e orientando sobre as medidas preventivas que a população deve adotar para reduzir o risco de danos materiais e preservar a segurança no período chuvoso.

Confira algumas medidas de segurança

Antes das Chuvas

• Mantenha telhados e calhas limpos;
  • Remova árvores ou galhos secos que possam vir a cair sobre a sua residência em caso de ventania;
  • Não jogue lixo na rua fora do horário de coleta. Ele pode entupir bueiros e impedir o escoamento da água;
  • Limpe ralos e drenagens de rede pluvial;
  • Observe se na sua rua existem bueiros obstruídos ou entupidos. Caso existam, solicite a limpeza na Regional do seu bairro.

Durante as chuvas

• No trânsito, evite trafegar em pistas inundadas e alagadas. Observe as placas de indicação de alagamento da Defesa Civil;
  • Pare o carro se a chuva estiver muito forte;
  • Não tente atravessar enxurradas;
  • Não se aproxime de cabos elétricos molhados ou arrebentados;
  • Não permaneça em áreas abertas;
  • Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;
  • Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
  • Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas;
  • Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios;
  • Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;
  • Não use telefone com fio;
  • Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas.

Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones (31) 3672-7722 / (31) 3671-5666.