PREFEITURA DE SABARÁ PROMOVE O 1º FÓRUM DE EDUCAÇÃO 2025 – EDUCAR E EMPREENDER
A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com o Sebrae Minas, promove o 1º Fórum de Educação 2025 – Educar e Empreender no dia 15 de abril, no Cine Bandeirante, a partir das 7h. O objetivo do encontro é desenvolver competências empreendedoras em alunos do ensino fundamental e médio. Com o tema “Educar para transformar: o papel do empreendedorismo na formação de futuros líderes”, o evento busca promover o diálogo sobre práticas pedagógicas que incentivem a autonomia, a criatividade e a resolução de problemas desde a educação básica até o ensino superior.
O evento será realizado com a presença de autoridades, educadores, empreendedores sociais e representantes do setor público e privado. A programação inclui painéis, oficinas e rodas de conversa sobre temas como inovação pedagógica, empreendedorismo social, uso de tecnologia na educação e políticas públicas para formação docente.
Para o Prefeito Sargento Rodolfo, a iniciativa promete transformar ideias em ações e vai servir para preparar os estudantes para os desafios do futuro. “Acreditamos que formar jovens com mentalidade empreendedora é investir em um futuro mais inovador e consciente em Sabará. Os estudantes precisam ser incentivados a identificar oportunidades, desenvolver projetos e trabalhar em equipe”, afirmou.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca que “o estudante deve desenvolver habilidades e comportamentos que o preparem para enfrentar os desafios futuros do mercado de trabalho e a construir seus projetos de vida. Acreditamos no poder da educação empreendedora para formar cidadãos protagonistas e conscientes do seu papel na sociedade”.
A subsecretária de Educação de Sabará, Bárbara Fulgêncio, falou sobre a importância de preparar os jovens para um mercado de trabalho em constante transformação: “Educação não é apenar transmitir conhecimento, mas desenvolver competências que permitam aos nossos estudantes pensar de forma crítica e empreendedora”, afirmou.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados através do Sympla.