POLÍTICAS PÚBLICAS: SABARÁ REALIZA A 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

na Categoria Desenvolvimento Social

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Sabará e a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizaram, nesta quarta-feira (28/6), no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda e no Solar do Padre Correia, a Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro teve como objetivo avaliar as políticas públicas da assistência social e propor estratégias de qualificação, ampliação e melhoria na execução dos serviços, programas, projetos e benefícios do município, estado e governo federal e os direitos socioassistenciais da população.

No início da iniciativa, houve um momento para as falas das autoridades presentes, entre elas o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Welington Duarte, que destacou a importância da realização da conferência municipal. “Realizamos as pré-conferências municipais em todas as regionais da cidade, ouvindo a população e levantando suas propostas, que foram trazidas para a Conferência Municipal. E, aqui, após votadas e aprovadas serão encaminhadas para a Conferência Estadual da Assistência Social. Ou seja, é por meio das conferências que iniciamos o ciclo de rompimento da exclusão social, uma vez que elas se tratam de um espaço democrático e deliberativo, capaz de ouvir os interesses e as necessidades dos usuários da assistência social”, pontuou.

Na sequência, aconteceram, ainda, na parte da manhã, uma apresentação cultural de circo, realizada pelo Projeto Bom Pastor; leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência Municipal; posse dos novos conselheiros do CMAS e uma palestra ministrada pela assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Eliana Saffi, que abordou o tema da conferência “Reconstrução do SUAS – o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Já na parte da tarde, os conferencistas discutiram os eixos temáticos – 1) – Financiamento, 2) Controle Social, 3) Articulação entre os segmentos, 4) Serviços, Programas e Projetos e 5) Benefício e Transferência de Renda; participaram das plenárias com apresentação de propostas, aprovação de deliberações e moções, apresentação e eleição dos delegados que irão representar Sabará na Conferência Estadual de Assistência Social; e aprovaram a ata.

A conferência contou com a presença do prefeito de Sabará, Wander Borges, membros das comissões de realização, observadores, convidados, conselheiros municipais de assistência social e representantes usuários dos serviços da assistência social de todas as regionais da cidade.