HISTÓRIA: SOLAR DO PADRE CORREIA RECEBE EXPOSIÇÃO QUE CONTA OS 30 ANOS DA TV MURO EM SABARÁ

na Categoria Cultura

De 10 a 19 de maio de 2024, a TV Muro realiza a exposição “TV Muro 30 Anos”, uma viagem às três décadas de existência da menor TV do mundo, localizada em Sabará. A mostra estará aberta de 9h às 16h, no Solar do Padre Correia, localizado na Rua Dom Pedro II, nº 200, no Centro. Escolas interessadas podem agendar visitas pelo telefone (31) 3672-7690. Haverá ainda visitação guiada com Chiquinho, fundador da TV Muro, no dia 14 de maio, terça-feira, às 8h30, e no dia 15 de maio, quarta-feira, às 13h30. A entrada é gratuita. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O que é a TV Muro?

TV Muro é uma emissora de televisão local do município de Sabará, que tem por lema “TV Muro, a menor rede de TV do planeta”. A estação foi por Francisco Dário dos Santos, o Chiquinho, servidor municipal. Está sediada na Rua São Francisco, nº 299, ao lado da Igreja de São Francisco de Assis, no alto do muro da casa de Chiquinho, sendo por isso denominada TV Muro.

Uma parte da história

A rede teve origem com a TV Verde, quando Chiquinho e um amigo transformaram um guarda-chuva de cabeça para baixo em link e emitiram a programação numa caixa de papelão fingindo de televisor. Depois, surgia a TV Muro, montada com um link que encontrou sucateado perto de sua casa, uma câmera VHS, um videocassete e um televisor preto e branco. O link encontra-se instalado no telhado da casa, acondicionado numa geladeirinha de isopor cheia de tijolos para não levantar voo.

Os primeiros equipamentos chegaram à TV Muro quase todos por via do escambo. A câmera foi comprada com o dinheiro da venda do único cavalo de Chiquinho e o videocassete pela comercialização de duas cabras. A maioria do equipamento, como tripé, iluminadores e aparadores, foi oferecido por doadores.

Em 2001, a TV Muro contava com uma equipe composta por um editor, uma produtora, um câmera e uma repórter, que produzia o seu único programa, o Jornal Legal, que iniciava com o bordão “Você que está subindo, você que está descendo, pare! E me veja aqui no muro.”