EDUCAÇÃO: SABARÁ REPRESENTA MINAS GERAIS NO 2º ENCONTRO DO SISTEMA EAD DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

na Categoria Educação

Entre os dias 9 e 11 de abril, Brasília sediou o 2º Encontro do Sistema EaD da Universidade Aberta do Brasil – UAB. No evento, promovido pela Diretoria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – DED/CAPES/MEC, a professora Alessandra Maria de Lima, coordenadora do Polo UAB Sabará, representou Minas Gerais nas atividades do seminário. O objetivo do encontro foi fortalecer a cooperação e a troca de experiências entre os agentes da educação superior pública. A Dra. Suzana Gomes, diretora de Educação à Distância da CAPES, destacou que o “Sistema da Universidade Aberta amplia e democratiza a educação pública no interior do País”, mencionando os números do programa em 2023: 146 instituições envolvidas, 763 cursos ativos e 975 Polos UAB.

Em Minas Gerais, há 111 Polos UAB/Associados, envolvendo 18 instituições de ensino superior do estado e três de outros estados. Os cursos têm como objetivo capacitar professores e outros profissionais da educação básica, além de capacitar agentes públicos e promover o desenvolvimento econômico, social e regional. Desde setembro de 2023, a equipe do Polo UAB Sabará tem cooperado com as instituições para atender às necessidades de formação e particularidades locais. Atualmente, a DED/CAPES/MEC oferece aos interessados a chance de cursar gratuitamente oito graduações e dez especializações, com a maior oferta desde a criação do Sistema UAB em 2006. As turmas serão formadas nos municípios com Polos EaD/UAB entre julho de 2024 e dezembro de 2026, fortalecendo a qualidade da educação à distância por meio da troca de experiências e boas práticas pedagógicas e administrativas, além de estabelecer parcerias entre as instituições.