TRADIÇÃO: SOLAR DO PADRE CORREIA RECEBERÁ A EXPOSIÇÃO “JABUTICABA NA ARTESANIA DAS MULHERES SABARENSES”

 na Categoria Cultura, Meio Ambiente

Nesta sexta-feira (10/11), às 19h, o Solar do Padre Correia (Rua Dom Pedro II, nº 200, no Centro) receberá a exposição “Jabuticaba na Artesania das Mulheres Sabarenses”, que tem como curadora a artista plástica, Wanessa Gomes. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Sabará, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e associações de artesanato da cidade, visa apresentar para o público o trabalho sensível das artesãs, com inspiração no Festival da Jabuticaba, maior evento cultural e gastronômico de Sabará, que acontece, anualmente, no município.

Além disso, a exposição busca consolidar a produção artesanal, conectada a esse importante patrimônio cultural, percorrendo não só apenas as relações de pertencimento às tradições locais, mas, também, ampliando o olhar para questões sensíveis que permeiam o imaginário cultural, artístico e histórico da cidade.

A atividade tem como referência as memórias afetivas, as cores, as formas, as partes da jabuticabeira, as quitandas, os doces, entre outros derivados da jabuticaba, que saem dos quintais e das cozinhas, passando pelo imaginário das artesãs e sendo transferidos para os trabalhos típicos da cidade, como a renda turca de bico, as bainhas, os bordados, as pinturas de tecidos e demais produtos. Todos esses trabalhos estarão expostos em panos de mesas, jogos de jantar, bonecas, ecobags, bijouterias, adornos e ricas peças de artesanato.

Segundo os organizadores da iniciativa, “Sabará é chamada a terra da jabuticaba e, em meio às jabuticabeiras, com seus troncos majestosos, suas folhas verdes, suas singelas flores brancas e exuberância de centenas de frutinhas pretas e doces, há a abundante produção não só dessa bela fruta, mas de diversos derivados, que possibilitam conhecer o povo sabarense e suas tradições. Sendo assim, por meio da arte das artesãs, trazidas para a exposição, queremos retratar tudo isso, para que a população e turistas possam conhecer, ainda mais, a importância da jabuticaba para nossa cidade.”

A visitação gratuita acontecerá de 11 a 19 de novembro de 2023, das 9 às 16h, no Solar do Padre Correia.

Notícias Recomendadas