CULTURA E TURISMO: TEATRO MUNICIPAL DE SABARÁ COMEMORA 204 ANOS

na Categoria Cultura, Turismo

O Teatro Municipal de Sabará, antigamente chamado Casa de Ópera de Sabará, comemora, hoje, 204 anos de sua abertura. A edificação histórica da cidade, localizada na Rua Dom Pedro, s/nº, no Centro, foi inaugurada em 2 de junho de 1819, substituindo uma casa primitiva erguida em 1770.

O prédio cultural é o segundo mais antigo do Brasil ainda em funcionamento, com uma estrutura ímpar. E para comemorar a data, o Teatro receberá nos dias 2, 3 e 4 de junho, quatro espetáculos que remontam a sua história, sendo uma ópera, uma apresentação de orquestra musical, um espetáculo de dança e uma peça teatral.

Na sua inauguração foram apresentadas as peças “Maria Teresa, a imperatriz da Áustria” e “Selo d’amor”. Em 1831, viveu grandes momentos com a visita de Dom Pedro I e, em 1881, 50 anos depois, de Dom Pedro II. Relatos da época louvavam sua excelente acústica.

Em suas linhas arquitetônicas, percebe-se, claramente, a influência dos teatros ingleses do reinado de Elizabeth I. Por isso, é conhecido, também, como Teatro Elizabetano. Tem a forma de ferradura, com vasto palco elevado, oferecendo ótima visibilidade. Em toda a volta, três andares de camarotes e galerias. Sua característica mais interessante é a de que o espaço reservado à plateia é o mesmo destinado ao palco. O piso é ascendente, a partir do palco. Ao fundo, encontra-se a entrada dos artistas. As portas de entrada pertenceram à antiga cadeia. As janelas da fachada apresentam folhas de meias venezianas, e as do interior mostram aberturas tipo “olho de boi”.

O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e classificado como uma das “7 maravilhas da Estrada Real”. Atualmente, o local está totalmente revitalizado, preservando a sua característica original e a continuidade da rica história sabarense.