CULTURA E TURISMO: ESTÁ CHEGANDO O 26º FESTIVAL DO ORA-PRO-NÓBIS; CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

na Categoria Cultura, Turismo

O 26º Festival do Ora-Pro-Nóbis já tem data marcada. O evento, promovido pela Prefeitura de Sabará, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo, será realizado do dia 3 a 5 de maio (de sexta-feira a domingo), na Rua José Vaz Pedrosa, no Bairro Pompéu, nas proximidades da Capela de Santo Antônio do Pompéu.

Durante o festival, que destaca a importância gastronômica e cultural do ora-pro-nóbis para a região do Pompéu e para a cidade, os moradores do local e visitantes contarão com a exposição e comercialização de diversos produtos feitos com a planta; o preparo de deliciosas receitas, tendo a iguaria como base e destaque; a realização do “Cozinha Show” e do Cozinha Kids (voltado para as crianças), espaços gastronômicos onde pratos são preparados, na hora, por sete renomados chefs; e a divulgação dos resultados dos Concursos Gastronômicos “Prato Inovação” e “Drinks”, sendo que este é uma novidade desta edição.

Além das atrações gastronômicas, o público contará com apresentações artísticas e culturais e a atividade esportiva Treinão Descubra Sabará – Etapa Ora-Pro-Nóbis. A entrada do festival é gratuita.

Concursos gastronômicos

Na categoria “Prato Inovação”, os participantes do concurso poderão apresentar pratos principais ou entradas, sobremesas, petiscos e lanches, sendo de livre escolha do chef. Já na categoria “Drinks”, os participantes poderão preparar bebidas inovadoras, contendo ora-pro-nóbis.

Nos concursos haverá uma pontuação extra para os pratos principais ou entradas, sobremesas, petiscos, lanches e drinks que usarem o elemento surpresa que, neste ano, é a banana ou a jabuticaba, valorizando, assim, esses três produtos agrícolas, que são patrimônio de Sabará e da agricultura familiar do município. As categorias serão avaliadas por um corpo de jurados, composto por chefs e nutricionistas.

Ora-pro-nóbis

O ora-pro-nóbis é uma planta saudável, conhecida por sua riqueza em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, tornando-se um ingrediente versátil em muitos pratos da culinária mineira.

Acesse o site orapronobis.sabara.mg.gov.br e confira a programação completa. Para mais informações, entre em contato com as secretarias municipais de Cultura e Turismo pelo e-mail cultura@sabara.mg.gov.br ou, ainda, pelo telefone (31) 3671-1780.

Programação sujeita a alterações.