COMBATE À COVID-19: SABARÁ AVANÇA PARA A ONDA VERDE, MAS RESSALTA A IMPORTÂNCIA DOS PROTOCOLOS
O Comitê Estadual Extraordinário de Combate à Covid-19, grupo que acompanha a situação da pandemia no Estado, anunciou, nessa quinta-feira (5/8), que a macrorregião Centro, que engloba a Região Metropolitana de Belo Horizonte, progrediu para a Onda Verde do Plano Minas Consciente, fase menos restritiva do distanciamento social. A decisão foi deliberada após análise dos bons índices epidemiológicos mantidos no Estado nesta fase da pandemia.
Esse anúncio garante que Sabará também avance para Onda Verde a partir de sábado, dia 7 de agosto de 2021. A Onda Verde é uma situação de recuperação que requer menor restrição, mas, pelo fato da pandemia ainda ser uma realidade, é preciso que regras de distanciamento e higiene ainda sejam cumpridas.
Distanciamento
Distância de 1,5 m. O distanciamento deve ser observado para todas as ocasiões: em filas, entre assentos/carteiras/cabines, equipamentos de exercício, estações de trabalho, etc. Também deve ser usado como base para o cálculo de lotação dos espaços e estabelecimentos.
Higienização e Proteção
Higienização das mãos com água e sabão a cada duas horas e álcool gel a 70% com regularidade, antes de entrar e ao sair de estabelecimentos, manusear objetos, acessar balcões, caixas e congêneres. Higienizar os objetos e espaços de uso individual antes e após cada utilização.
Serviços não essenciais permitidos
- Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo;
- Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;
- Parques, zoológicos e jardins;
- Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê;
- Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;
- Bares com entretenimento (shows e espetáculos);
- Serviços de colocação de piercings e tatuagens.
Para conferir a lista completa das atividades econômicas permitidas na Onda Verde, acesse https://www.mg.gov.br/sites/default/files/paginas/imagens/minasconsciente/atividades_economicas_por_onda_v1_0.pdf
Eventos
- Duração máxima de eventos: 12h;
- Controle de acesso e aferição de temperatura, com recusa de acesso para os casos em que as temperaturas aferidas sejam superiores a 37,5º;
- Agendamento prévio de horários e marcação de assentos (quando aplicável); comunicação clara e acessível sobre as regras de prevenção da Covid-19, e sobre procedimentos de devolução de ingressos, para facilitar a recusa de acesso aos sintomáticos;
- Lotação máxima na ocupação dos espaços, inclusive comerciais:
- Ambiente fechado: 50% da capacidade;
- Ambiente ao ar livre: sem limite de pessoas.
Grandes Eventos
Podem ser realizadas atividades coletivas de natureza cultural, esportiva, comercial, religiosa, social ou política, por tempo pré-determinado, com concentração ou fluxo excepcional acima de 600 pessoas. Para acesso ao ambiente do evento, os frequentadores dos eventos deverão apresentar documentação oficial relativa à situação de imunização:
1) Carteira de vacinação com comprovação da vacinação completa (duas doses já aplicadas, ou uma, no caso de vacinas que demandam dose única) contra a Covid-19, concluída a pelo menos 15 dias;
2) ou Laudo médico ou exame PCR que comprove positividade para Covid-19 entre 15 e 90 dias anteriores ao evento.
Para conferir o protocolo completo da Onda Verde, acesse https://www.mg.gov.br.
É importante ressaltar que a Onda Verde não significa o fim da pandemia. Por isso, é preciso que a população continue usando máscara e álcool em gel, adotando as medidas de distanciamento social e procurando os pontos de imunização para vacinar.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (31) 3672-7708.