CULTURA: EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “SABARÁ DE TODOS NÓS” É ABERTA NO SOLAR DO PADRE CORREIA
Aconteceu, na noite desta sexta-feira (21/7), no Solar do Padre Correia, a abertura da exposição fotográfica “Sabará de Todos Nós”. A atividade artística e cultural é uma produção de 20 fotógrafos, componentes do Núcleo de Fotografias José Paes.
O núcleo foi criado em 2 de fevereiro de 1984, pelos fotógrafos Zarley Starling, Carlos Perácio, José Luiz Costa, Diorban Silva, Alexandre Munaier e Luiz Freitas, com o objetivo de reunir e integrar fotógrafos amadores sabarenses, bem como preencher uma lacuna na cultura local.
Durante a atividade, os visitantes podem contemplar 100 fotografias realizadas em Sabará nas mais diversas áreas – cultural, religiosa, esportiva, social, artística, entre outras.
José Heleno Paes
A exposição é uma homenagem ao fotógrafo José Heleno Paes, que era popularmente conhecido como “Né”. Durante décadas, ele registrou, por meio de suas lentes e de seu laboratório fotográfico, o cotidiano da sociedade sabarense, como bailes, formaturas, casamentos, batizados, aniversários, diversas solenidades e atividades esportivas como futebol, vôlei, basquete e natação. Com isso, foi formado um precioso acervo de negativos em filmes 120mm e 35mm, além de filmagens em 8mm, registrando a história sabarense. No entanto, todo o material coletado por “Né” foi perdido, devido a um incêndio criminoso.
A iniciativa, aberta ao público e gratuita, vai até o dia 10 de agosto, no Solar do Padre Correia (Rua Dom Pedro II, n° 200, no Centro Histórico).