SAÚDE: MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A DENGUE E CHIKUNGUNYA
O Estado de Minas Gerais tem vivenciado uma epidemia de dengue e chikungunya, doenças chamadas arboviroses e que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Diante deste cenário, a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando uma série de ações para combater as doenças como a realização de mutirões de limpeza em variados locais da cidade, tratamento focal e ações educativas nas escolas, a fim de disseminar diversas informações e orientações voltadas para a temática.
Porém, para que o combate ao mosquito seja efetivo, é necessária, também, a participação da população com a adoção de medidas de prevenção. Segundo a secretaria, a união de todos é fundamental para que não ocorra a proliferação dessas doenças.
Sintomas de dengue e chikungunya
A principal forma de transmissão do vírus da dengue é a vetorial, que ocorre pela picada de fêmeas do Aedes aegypti infectadas no ciclo humano – vetor – humano.
As manifestações clínicas podem variar desde formas assintomáticas a casos graves e fatais. Os principais sintomas são:
- febre alta;
- dor de cabeça;
- dor atrás dos olhos;
- prostração;
- diarreia;
- vômitos;
- dores musculares;
- manchas vermelhas pelo corpo que podem ser acompanhadas ou não por coceira;
- artralgia (dor nas articulações).
Caso apresente esses sintomas, o paciente deve procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS/Postos) mais próxima da residência, onde há equipes de saúde completas e preparadas para atender a população.
Confira algumas orientações
Uso de repelente
O uso do repelente é uma importante medida de proteção, que pode ser adotada pela população em geral e, principalmente, por parte das gestantes. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não há qualquer impedimento para o uso dos repelentes por mulheres grávidas, desde que estejam devidamente registrados na agência e que as gestantes sigam corretamente as instruções de uso descritas no rótulo.
Como usar o repelente
- Os repelentes devem ser aplicados nas áreas expostas do corpo e por cima da roupa;
- Em caso de suor excessivo ou contato com água, o produto deve ser reaplicado de acordo com a in-dicação de cada fabricante;
- Quanto à forma spray, o ideal é aplicar primeiro na mão e no corpo, antes antes de aplicar no rosto, principalmente no de criança;
- Depois da aplicação, lave as mãos com água e sabão;
- Em caso de contato com os olhos, lave imediatamente a área com água corrente.
Cuidados com os idosos
Dentro deste quadro epidêmico, todas as idades são igualmente suscetíveis, porém algo que deve ser reforçado é o cuidado com os idosos, pois eles apresentam maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar a óbito.
Para mais informações ou esclarecimentos de dúvidas sobre as doenças, entre em contato com a UBS mais próxima da sua residência.