14º FESTIVAL DA BANANA: CONCURSO “MELHOR PRATO INOVAÇÃO” É REALIZADO EM RAVENA

 na Categoria Cultura, Meio Ambiente, Turismo

Nesta terça-feira (5/9), aconteceu na Pousada Ravis, em Ravena, o Concurso “Melhor Prato Inovação”, do 14º Festival da Banana, evento que será realizado de 15 a 17 de setembro, na Praça Nossa Senhora da Assunção, no Centro do Distrito de Ravena.

A iniciativa contou com a participação de sete inscritos, que desenvolveram uma proposta inovadora de prato ou derivado da banana e apresentaram presencialmente a um corpo técnico de jurados, composto por cinco profissionais ligados ao setor de turismo e gastronomia, selecionados pela Comissão Avaliadora do festival. Para avaliar os pratos, foram utilizados os critérios – criatividade, receita, peso, preparo, aplicação do derivado, aparência, sabor e utilização do elemento surpresa.

Neste ano, como forma de incentivo ao uso dos produtos tradicionais da gastronomia sabarense, foi criada uma categoria chamada “Elemento Surpresa”, que propôs a inserção de um produto no preparo do prato. A inserção não era obrigatória e tratava apenas de um incentivo à combinação dos produtos. O elemento escolhido como surpresa foi o ora-pro-nóbis ou a jabuticaba. A divulgação do resultado do concurso e a premiação acontecerão durante a programação do festival. 

 

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, André Alves, “a iniciativa visa promover a cultura local, manter a tradição culinária da região, preservar e valorizar os pratos típicos à base da banana, destacando a identidade cultural da comunidade, e atrair turistas interessados em vivenciar experiências gastronômicas únicas.”

Para mais informações sobre o 14º Festival da Banana, acesse banana.sabara.mg.gov.br.

Notícias Recomendadas