Vistoria em Barragens do Município

na Categoria Administração, Governo

Diante do ocorrido em Brumadinho, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil junto ao Corpo de Bombeiros intensificou a vistoria nas barragens existentes no município de Sabará. Nesta segunda-feira (28-01), a visita foi a barragem da Brumafer. Ainda essa semana serão visitadas Anglogold, Vale, Aterro Sanitário e Arcellor. Nas visitas são cobrados relatórios da real situação e os planos de contingência e fuga de cada barragem. Vale ressaltar que de acordo com a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei nº 12.334/2010), a responsabilidade pela fiscalização dos barramentos de rejeitos de mineração é do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Ministério de Minas e Energia. O trabalho realizado pela prefeitura visa coletar informações tendo em vista a segurança do município.

Ainda em caráter preventivo, o prefeito Wander Borges solicitou uma reunião com representantes técnicos responsáveis de cada empresa para prestarem esclarecimentos. O encontro está previsto para ocorrer ainda esta semana.