TURISMO: PREFEITURA LANÇA MARCO ZERO DO PROJETO “ROTA DO FERRO”

na Categoria Cultura, Meio Ambiente, Turismo

O projeto Rota do Ferro, em parceria com a Prefeitura de Sabará, por meio da secretaria de Turismo, instalou hoje (12/6) o totem “Marco Zero”, no Centro de Atendimento ao Turista. A Rota do Ferro é um ramal ferroviário desativado que funcionou no século passado e transportava mercadorias pela região de Belo Horizonte, compreendendo os municípios de Sabará, Caeté, Barão de Cocais e Santa Bárbara. Atualmente não há trilhos e dormentes pelo caminho. Em algumas partes apenas britas da antiga estrada de ferro.

O principal objetivo é desenvolver e divulgar o caminho da antiga estrada. O percurso é destinado exclusivamente para praticantes de cicloturismo, cavalgada, caminhada/corrida a pé (trail run) e esportes não motorizados, seguindo o percurso do antigo e desativado Ramal Nova Era (EFSSB). Por se tratar de um trajeto pela antiga estrada férrea não requer habilidade técnica, o que torna a rota do ferro um percurso que atrai iniciantes e também os mais experientes.

“O projeto Rota do Ferro é muito importante para a cidade de Sabará. Atrai diversas pessoas e turistas para o município, gerando lucros para os comerciantes. Hoje, com a associação, conseguimos várias intervenções que ajudam o projeto. Temos também o fundamental apoio da Prefeitura” afirmou, Zé Maria, presidente da Rota do Ferro.

Além de incentivar a prática esportiva, a Rota do Ferro garante o desenvolvimento e incremento do turismo local nas cidades históricas, bem como nos vilarejos desses municípios por onde passa o curcuito. O lançamento do “Marco Zero” contou com a presença do prefeito Wander Borges, do vice Lucas Silva, secretários municipais, idealizadores do projeto e representantes da comunidade. O plantio de jabuticabeiras abrilhantou ainda mais o evento.