TESTE RÁPIDO: HIV, SÍFILIS, HEPATITE B e C

 na Categoria Saúde

TESTE RÁPIDO: HIV, SÍFILIS, HEPATITE B e C

Quando há dúvida, por menor que seja, é sempre melhor fazer o teste rápido gratuito para HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Para fazer o teste, procure o SAE (Rua Francisco de Assis Pereira, 191, Centro. Fone: 3671-5462) ou Unidade de Saúde mais próxima portando a carteira do SUS e documento de identidade. O teste é rápido e sigiloso.

Quando fazer o teste de HIV?

O teste de HIV deve ser feito com regularidade e sempre que você tiver passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha. É muito importante que você saiba se tem HIV, para buscar tratamento no tempo certo, possibilitando que você ganhe muito em qualidade de vida.

Quando fazer o teste de sífilis?

O teste de sífilis deve ser feito com regularidade e sempre que você tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha. Nos casos em que o teste rápido for positivo, uma amostra de sangue deverá ser coletada e encaminhada para realização de um teste laboratorial para conclusão do diagnóstico. A sífilis tem cura! O tratamento deve ser realizado imediatamente com aplicação de penicilina.

Quando fazer o teste de hepatite B e C?

Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites B e C, observe se você já se expôs a algumas destas situações: praticou sexo desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam.

O diagnóstico das hepatites B e C é feito por meio de testes rápidos e de exames de sangue específicos, disponíveis na rede de serviços de saúde do SUS. Na investigação das hepatites B e C, é preciso um intervalo de pelo menos 60 dias após o contato inicial com o vírus para que os antígenos virais (no caso da hepatite B) ou anticorpos (no caso da hepatite C) sejam detectados no exame de sangue. Após o diagnóstico, o profissional de saúde indicará o tratamento adequado. Lembre-se de que existe uma vacina para prevenir a hepatite B.

 

Notícias Recentes