TBT: CONCURSOS GASTRONÔMICOS DO 37º FESTIVAL DA JABUTICABA DE SABARÁ

na Categoria Cultura, Turismo

Está chegando o 37º Festival da Jabuticaba de Sabará, patrimônio imaterial e maior evento cultural e gastronômico da cidade. E dentro da programação do festival é realizado, anualmente, os concursos de Melhor Geleia, Melhor Licor e Produto Inovador, com o objetivo de estimular a cadeia produtiva do município, qualificar, cada vez mais, os produtores e seus produtos e apresentar novas criações ao mercado gastronômico.

Nesta edição, os concursos foram realizados no dia 18 de outubro, no Solar do Padre Correia, com editais de chamamento da Expressar Gourmet, empresa parceira da ASPRODEJAS, e colaboração da Prefeitura de Sabará.

A iniciativa contou com sete categorias, sendo elas Geleia de Jabuticaba Tradicional (24 inscritos), Geleia de Jabuticaba Composta (15 inscritos), Geleia de Jabuticaba Rotulagem (9 inscritos), Geleia de Jabuticaba Nacional (36 inscritos), Licor (19 inscritos), Licor Composto (8 inscritos) e Produto Inovador (10 inscritos).

A avaliação das categorias foi feita por um corpo de 12 jurados técnicos, baseada nos critérios – criatividade da receita, preparo, peso, aplicação do derivado da jabuticaba, aparência, sabor, aplicação dos ingredientes adicionais, entre outros.

O resultado dos concursos será anunciado ao público no dia 17 de novembro de 2023, data da abertura do festival. As premiações são simbólicas e representativas, não caracterizando nenhum tipo de promoção a um produto ou marca pelos organizadores e nenhum bem material, como prêmio ou valor em dinheiro. Os produtos vencedores recebem certificado de mérito (1º, 2º e 3º lugares), direito de uso do selo do concurso em suas embalagens, conforme regras estabelecidas nos editais, e troféu/medalha.

Para mais informações sobre o festival, entre em contato com as secretarias municipais de Cultura e Turismo pelo telefone (31) 3671-1780 ou acesse o site jabuticaba.sabara.mg.gov.br.