SAÚDE: VACINA DE REFORÇO EM CRIANÇAS DE 11 ANOS E BIVALENTE CONTRA A COVID-19 SERÃO APLICADAS A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (28/2)

na Categoria COVID-19, Saúde

A partir desta terça-feira (28/2), a Prefeitura de Sabará iniciará a aplicação da dose de reforço em crianças de 11 anos contra a Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES) enviou poucas unidades para Sabará. Sendo assim, a vacinação acontecerá por ordem de chegada até quando houver estoque disponível; e à medida que novas doses chegarem no município, a administração municipal ampliará a faixa etária para a imunização infantil. De acordo com o Governo de Minas, não há uma data prevista para o envio das novas doses para a cidade.

Além do público infantil, seguindo orientação do Ministério da Saúde (Governo Federal), a partir de 28/2, a Prefeitura iniciará a aplicação da vacina Pfizer bivalente nos seguintes grupos prioritários (Fase 1):

• Idosos de 70 anos ou mais;
  • Pessoas residentes em Instituições de Longa Permanência (ILP), abrigados e trabalhadores dessas instituições, a partir dos 12 anos;
  • Comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
  • Imunocomprometidos, a partir dos 12 anos.

Definição de indivíduos imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão

• Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
  • Pessoas vivendo com HIV (PVHIV);
  • Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, ≥ 2mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10 Kg;
  • Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;
  • Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias);
  • Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;
  • Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses. Pessoas com neoplasias hematológicas.

Serão vacinadas as pessoas dos grupos prioritários que completaram o esquema básico de vacinação.

A imunização acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS – Postos) da cidade (exceto a do Pompéu, por não possuir sala de vacinação). Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com a Gerência de Imunização pelo telefone (31) 99507-6253 (WhatsApp) ou com a UBS mais próxima da residência.