SAÚDE: PREFEITURA REALIZA AÇÕES PREVENTIVAS E EDUCATIVAS EM ALUSÃO AO NOVEMBRO AZUL

na Categoria Saúde

Com o objetivo conscientizar a população masculina da cidade em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata, a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo uma série de ações em alusão à Campanha Novembro Azul.

Nessa segunda-feira (20/11) e nesta terça-feira (21/11), servidoras da área da saúde do município estiveram na Unidade Básica de Saúde (UBS) Borba Gato KM 14 e na UBS Fátima II, onde realizaram ações preventivas e educativas sobre a temática. Elas abordaram assuntos como, a importância da realização dos exames preventivos de detecção do câncer de próstata, a importância da adoção de uma alimentação saudável como forma de prevenção à doença, a importância de atendimento psicológico para evitar estresse e fatores de risco à doença, a importância de um sono de qualidade, e a importância da prática de atividade física como promoção e prevenção e da fisioterapia, como forma de reabilitação pós-prostatectomia (procedimento cirúrgico de retirada da próstata). Além das informações e orientações, os participantes da ações contaram com um lanche saudável.

Novembro Azul

“Novembro Azul” é uma iniciativa internacional que teve origem na Austrália, no ano de 2003, e foi comemorado no Brasil, pela primeira vez, em 2008. A campanha tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é dia 17 de novembro.

Para mais informações sobre o câncer de próstata, acesse https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-prostata.